Como as demais instituições, família e escola passam por mudanças que redefinem sua estrutura, significado e papel na sociedade.

A escola de hoje não é e nem deve ser um espaço onde são desenvolvidos apenas conteúdos e habilidade. É, também o local responsável pela formação política, ética e estética de quem utiliza seus serviços. É o ambiente que recebe todos os tipos de problemas sociais, que são reflexos de nossa condição e condução política.
Não podemos esquecer que os alunos são diferentes uns dos outros e, que cada um já, traz para escola saberes que não devem ser desprezados.
Uma das mudanças mais significativas refere-se à facilidade de acesso às novas tecnologias, que estão à disposição de crianças e jovens de todas as classes sociais. Isto interfere no poder que a escola e a família tradicionalmente exerciam sobre eles.
Qual aluno não faz uso de celulares e computadores, fazem suas pesquisas e participam das redes sociais?
Sabemos que, se bem aproveitadas e acompanhadas por pais e professores, as novas habilidades poderão estar contribuindo para o desenvolvimento geral dos alunos.
Se os valores e padrões de comportamento eram ensinados e cultivados em casa, na complexa sociedade atual, muitas famílias têm passado para a escola, também a responsabilidade de transmitir a seus filhos valores morais, princípios éticos e padrões de comportamento.
Agora os pais passam pouco tempo em casa e dizem não ter tempo para todas essas tarefas.
Este cenário distorcido prejudica a interação indispensável entre família e escola.
Sabemos que o diálogo é o mais rico modo de se educar os filhos, portanto, a convivência se torna muito importante.
O que deve existir é uma parceria entre pais e escola na composição de suas tarefas.
É preciso ter clareza do que cabe a cada uma das instituições. A escola precisa saber que a família mudou e vice-versa.
Vida familiar e escolar são simultâneas e complementares. Num clima de relação aberta e respeitosa, educadores, pais e alunos podem construir um espaço de confiança para desenvolvimento de um projeto pedagógico que valoriza o diálogo e a participação.
Tudo isto deve ser visto como a principal meta da escola e da família – a felicidade de nossas crianças e jovens.

*Vice-diretora do Colégio Objetivo de Dracena.