O município de Monte Castelo garantiu a 9ª colocação em ranking nacional que avalia condições de ensino em todo Brasil. Os dados do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) foram divulgados na quarta-feira, 7, pelo Centro de Liderança Pública que tem parceria com a Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann.
O IOEB leva em consideração um conjunto de fatores: bom resultado educacional, aprendizado e aproveitamento escolar. Também avalia a escolaridade dos professores e o número médio de horas aula.
A cidade alcançou a média de 5,7 (o IOEB varia de 0 a 10). Valor acima da média nacional (4,5) e estadual (São Paulo atingiu a média de 5,1). Monte Castelo alcançou a terceira melhor colocação no Estado, atrás apenas de Novo Horizonte e Paranapuã.
Um dos fatores que o índice leva em conta é a experiência dos diretores. A secretária municipal de Educação de Monte Castelo, Antônia Chiari Tobias, que também acumula o cargo de diretora de escola, explica que a classificação da cidade é resultado de trabalho e investimento feito pela administração municipal há anos.
“Em Monte Castelo nós fazemos um trabalho democrático, em equipe. Todos participam e dão sugestões. A administração municipal, por meio do prefeito Francisco Suares de Lima, Pi, vice Marcelo Bernardo e Câmara de Vereadores incentiva muito a educação e dá total apoio em todos os projetos e investimentos”, explica a secretária.
Antônia Chiari, que trabalha na Educação há 26 anos, afirma também que as crianças têm um cuidado educacional completo. “Aqui temos transporte escolar, acompanhamento psicológico, alimentação com nutricionista. Tudo de qualidade. Por isso, quase 100% das nossas crianças acima de quatro anos já estão na pré-escola”, detalha a educadora.
As escolas do município se destacam por ter diminuído o número de alunos em sala de aula, pela capacitação dos professores, renovação pedagógica e por aderir aos programas educacionais dos governos estadual e federal.
“Essa ótima classificação é fruto de muita dedicação. É o nosso trabalho recompensado. Educação é minha vida, trabalhamos com muito amor e respeito pelos funcionários, pais, professores e alunos”, comemora Antônia.