As mudanças que a Secretaria Estadual da Educação pretende implantar nas escolas do ensino fundamental e médio, a partir do próximo ano, vão abranger nas cidades de atuação da Diretoria de Ensino de Adamantina, somente as escolas Isac Pereira Garcez e Julieta Guedes de Mendonça, as duas localizadas em Dracena.
Nas duas escolas, funcionam os ensinos fundamental e médio e no caso das mudanças se oficializarem, a Escola Isac irá atender somente o ensino médio e a Julieta Guedes, o fundamental, da 6ª a 9ª séries. Nas demais escolas estaduais da cidade, a EE Alfredo Machado, no jardim Brasilândia e a EE 9 de Julho, que funcionam em período integral, não haverão mudanças, conforme informações da Secretaria da Educação.
Nas demais escolas que pertencem à Diretoria, entre Osvaldo Cruz a Panorama, não haverá mudanças.
Ontem, 8, estava previsto a presença da dirigente regional de ensino, Vera Godoy Cazu, em reunião na Secretaria da Educação, em São Paulo, para discutir a situação.
A posição do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), é contra a reestruturação, apontando entre os motivos, superlotação de alunos em salas de aulas, comprometendo a qualidade do ensino e desemprego dos professores. Quanto à desativação de escolas, o governador Geraldo Alckmin, afirmou em entrevista nesta semana que não ocorrerão.
Também em entrevista ontem, o secretário da Educação, Herman Voorwald, afirmou que nenhum funcionário de escola vai mudar de cidade e que as propostas de reestruturação estão sendo discutidas com as diretorias de ensino do Estado.
As definições devem ocorrer em novembro e caso as mudanças sejam confirmadas, cerca de 1 milhão de estudantes em todo o Estado, devem mudar de escolas a partir do próximo ano.