A poda de árvores deve ser previamente autorizada pela Prefeitura e executado por podadores capacitados ou por profissionais da Energisa. A empresa é responsável pelo livramento de galhos em fios de alta tensão. O serviço é de responsabilidade do munícipe e sujeito à multa.
A informação é da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama) da Prefeitura de Adamantina. O munícipe que não tenha condições financeiras para arcar com os custos pode solicitar a poda gratuita. O interessado deve fazer o requerimento no protocolo da prefeitura, no Paço Municipal e o pedido será analisado pela Secretaria de Assistência Social que emitirá parecer.
Esta orientação tem o objetivo de manter as árvores sempre bem cuidadas e tratadas e estimular o plantio e a conservação. A arborização é muito importante dentro do espaço urbano. Entre os principais benefícios está a diminuição da poluição, maior permeabilidade do solo, melhora a umidade relativa do ar, atenuação do calor essenciais à qualidade de vida.
Para realizar a poda de árvore a solicitação deve ser feita na sede da Saama, localizada na rua Walter Meneghin, nº 100, dentro do recinto do Poliesportivo. O munícipe deve apresentar RG e CPF.
Foram definidos quatro tipos de podas de árvores autorizados pela Secretaria: a poda de formação que permite dar uma forma adequada à árvore durante seu crescimento; a poda de limpeza que tem como finalidade eliminar ramos doentes, praguejados ou danificados e obstrução de passeios públicos com poda de até 2,5m de altura do chão; poda de emergência para retirar galhos que colocam em risco a segurança das pessoas e poda de adequação para ajustar o desenvolvimento da árvore aos espaços, edificações ou equipamentos urbanos. Neste caso pode retirar 80 cm abaixo do fio de baixa tensão, e a obstrução do passeio público.
É expressamente proibida à poda ornamental e a poda de raízes só deve ser realizada em último caso. Em caso de emergência deve ser solicitada vistoria ao Saama em caráter de urgência e os profissionais habilitados irão orientar os munícipes a tomar as medidas cabíveis.
A Saama orienta a população a não plantar árvores frutíferas nas calçadas, tal ação pode atrair animais indesejáveis e riscos de quedas. A Prefeitura disponibiliza grande variedade de árvores nativas da região que são adequadas para as calçadas.
A pintura e caiação (tinta com cal) prejudicam as árvores, os troncos e suas funções biológicas e geram multa. Também não é permitido perfurar as árvores com ferros, pregos ou qualquer outro material, principalmente, para pendurar objetos, exemplo saco de lixo.
SERVIÇO: Mais informações na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama) pelo telefone: 3522-1776.
Motivos que podem gerar multa:
* Poda radical
* Poda ornamental
* Poda sem autorização
* Supressão sem autorização
* Não substituição de árvore na calçada quando retirada a árvore existente