A Escola Estadual 9 de Julho tem muito o que comemorar. Os professores Edmar Francisco Custódio Alves (disciplina de Ciências) e Márcia Aparecida Perez Moreno (Educação Física) foram classificados entre os dez melhores do Estado de São Paulo, após apresentarem o projeto Horta do Futuro, desenvolvido no primeiro semestre deste ano, na unidade de ensino integral.
Os educadores viajaram no dia 19 de setembro para São Paulo, e apresentaram o projeto, durante o 4° Congresso de Boas Práticas em Sala de Aula, realizado pelo ‘Parceiros da Educação’, na Vila Madalena.
Dos 341 projetos inscritos, 141 foram selecionados para serem explanados durante o congresso, entre eles, os dos professores da unidade escolar dracenense.
No último dia 25, veio a boa notícia sobre os dez finalistas no Estado. A partir de hoje, 4, quem quiser conhecer o projeto, basta entrar no site parceiros da educação e ver a explanação feita pelos dois professores .
Os dez projetos finalistas ganharão um curso na Casa do Saber. Já os três primeiros colocados, viagem cultural com acompanhante.
“É uma grande satisfação toda essa conquista, de trabalhar junto com eles, conhecer o passo a passo. É um grande enriquecimento de informações de escolas durante o Congresso”, afirma Márcia.
Edmar pontua que, muitos alunos aproveitaram o aprendizado em sala de aula e construíram uma horta em casa. “Trata-se de um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências e Educação Física, qualidade de vida. Após o projeto, percebemos que os alunos mudaram seus hábitos durante a merenda. Aquele que não comia verdura passou apreciar”, explica.
Os educadores agradecem a direção da escola 9 de Julho pelo apoio dado durante as aulas.
PROJETO – O projeto Horta do Futuro foi desenvolvido com aproximadamente 45 alunos, do 7° e 8° anos após os professores perceberem que boa parte dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental tem como pretensão se tornar agrônomos e biólogos.
“No começo do ano, os alunos pesquisaram e fizeram a proposta de criar uma horta sustentável na escola. Eu e a professora Márcia aderimos a ideia e montamos um projeto sobre o tema com os alunos”, conta Edmar.
Com isso, foi criada a “Horta do Futuro”, disciplina eletiva trabalhada às quintas-feiras e que tem como foco promover sensibilização sobre a importância de uma alimentação saudável, além de proporcionar e incentivar a melhora no aprendizado em outras disciplinas do currículo, por meio de atividades experimentais de identificação dos nutrientes presentes nos alimentos. A iniciativa funciona por meio de uma horta hidropônica, com cerca de seis metros e em formato de pirâmide, criada pelos próprios alunos para a manutenção de alimentos saudáveis.
A iniciativa começou em março, junto às pesquisas realizadas, primeiro entre os estudantes, e depois nas salas do Acessa Escola. Em seguida, veio a montagem da estrutura da horta, que consistiu em trabalhos matemáticos de medições e perfurações dos canos, além de pesquisas dos nutrientes que seriam necessários para as plantações. Placas de isopor para o plantio das mudas marcaram o próximo passo.
Os alunos também foram divididos em duplas para trabalhar o “diário de uma alface”, no qual eles plantaram uma semente em um vaso com terra e, semana após semana, teriam que anotar em um caderno as transformações que ocorrem na plantação.
Apesar das aulas ocorrem inicialmente as quintas, os estudantes faziam a manutenção do espaço diariamente. “Durante o intervalo escolar, em todos os dias da semana, os alunos cuidavam da horta. Toda quinta-feira era o dia que eles faziam troca de substâncias do sistema hidropônico, além de pesquisas adicionais para melhorar conhecimentos de ciência. Foi percebido melhora no rendimento de Matemática, Ciências e também Educação Física”, afirma Edmar.
Os alunos apresentaram os resultados do projeto na escola. Ao final, colherem as alfaces, levaram até a cozinha onde o alimento foi lavado e temperado para a preparação de uma salada oferecida na merenda escolar.
Neste segundo semestre os professores estão trabalhando o projeto Sustentabilidade em Ação, com a participação de 51 alunos.