O Programa Agente Comunitário da Saúde (PACS), de Dracena, possui atualmente, 2.196 famílias cadastradas que recebem atendimentos da Saúde com visitas às residências em seis bairros do município.
Segundo a chefe de Programas Comunitários da Secretaria da Saúde do município, Vânia Cristina Ecle Rodrigues, as doenças mais frequentes constatadas nas visitas, são a hipertensão arterial e a diabetes.
Em levantamento dos atendimentos realizados pelas agentes comunitárias da saúde (ACS) no segundo quadrimestre do ano, entre os meses de maio a agosto, foram registradas 5.551 visitas nas residências.
Conforme Vânia, os bairros de abrangência do PACS, são o Emílio Zanata, Jardim Alvorada, Jardim Santa Clara, Jardim Brasilândia, Parque Dracena e conjunto habitacional Paulo Vendramin I.
“As doenças mais frequentes detectadas nas visitas das agentes de saúde, são a pressão arterial, com 957 casos e a diabetes, com 313 portadores”, explica a chefe de Programas Comunitários.
A equipe do PACS, é formada por 13 agentes comunitários de saúde que além de fazerem visitas às residências em suas áreas, também oferecem suporte às demais unidades básicas de saúde, realizando visitas a pacientes acamados para avaliações e orientações quanto à técnica de curativo, descarte de materiais, uso de medicação, consultas e retornos.
ATIVIDADES – Além das visitas e atendimentos nas casas dos moradores, periodicamente, são desenvolvidas atividades com as ACS, abordando temas atuais, relacionados com as situações existentes em cada setor, possibilitando às agentes, melhores formas de orientações às famílias.
“Nove dos agentes comunitários, participam da distribuição do Programa Viva Leite no final de cada mês é realizada reunião com as ACS para elaboração do relatório do Sistema de Informação de Atenção Básica (Siab) para encaminhamento das atividades mensais à Secretaria Estadual da Saúde”, conclui a chefe do PACS.
Atualmente as agentes comunitárias da Saúde estão participando da campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama.