Aqueles que pretendem reformar sepulturas no cemitério municipal de Dracena devem se apressar. Termina na próxima quarta-feira, 28, o prazo para os serviços de construção, reforma e limpeza nas lápides. Os interessados em melhorar as sepulturas deverão cumprir o prazo para não atrapalhar a comemoração pelo dia de Finados, em 2 de novembro.
De acordo com o administrador do cemitério, Paulo Pedro de Araújo, a procura por esse tipo de serviço ainda está fraca. “Acredito que deva ser a situação financeira dos munícipes, que estão investindo bem menos do que os anos anteriores”, afirmou Araújo.
Ele pontuou, ainda, que até o momento não há nada programado para melhorias no cemitério, como obras ou pinturas por parte da administração municipal. Funcionários fazem apenas o trabalho de recolhimento de folhas secas.
As famílias que forem levar vasos de flores devem ficar atentas. Vasos e demais recipientes que acumulam água são grandes criadouros do mosquito Aedes aegypti. Araújo ainda pede para que a população faça furos nos vasos de planta para a vazão da água ou coloque areia nos pratinhos dos vasos, mesmo em dias de temperaturas altas. Este ano o município de Dracena enfrentou uma epidemia de dengue, por isso o cuidado deve ser redobrado nos locais para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Outra orientação é que as famílias que forem fazer as obras de melhorias nas sepulturas não deixem latas de tintas vazias e restos de entulhos no local, tão pouco sujem e prejudiquem a sepultura ao lado.
No dia de Finados, pessoas idosas e deficientes poderão entrar pela rua Miguel do Nascimento (ao lado do distrito industrial). Esta entrada será coordenada pelos Vicentinos.
Aqueles que não sabem o local da sepultura poderão recorrer à recepção do local e solicitar a informação através de meio eletrônico. Basta fornecer o nome escrito na sepultura ou o ano de falecimento. Cerca de 80% dos visitantes procuram este serviço.
Até o momento já foram realizados 19.940 sepultamentos em aproximadamente 12 mil covas do cemitério. Desses, cerca de 700 estão em situação de abandono.
O Cemitério Municipal completou este ano, 66 anos de funcionamento. O local foi inaugurado com o enterro de Jenebra Croscato.
SERVIÇO – O Cemitério Municipal estará funcionando em horário especial nos dias 1° e 2 de novembro. Os portões estarão abertos das 6h às 18h para visitas. A administração do local espera receber entre 15 a 18 mil visitas.