Sem acordo e com impasse nas negociações salariais paradas, a greve dos bancários completa hoje, 15, dez dias no país. A alternativa para a população pagar as contas e até receber benefícios da Previdência Social, está sendo os correspondentes bancários que em Dracena, registra aumento na procura em mais de 30% nos últimos dias.
Os correspondentes funcionam em casas lotéricas da Caixa Econômica Federal (CEF), agências dos Correios e estabelecimentos comerciais como as farmácias. Em uma das casas lotéricas da cidade, o proprietário, Geraldo Gimenes, informa que o movimento aumentou em mais de 30%, chegando a formar longa fila para o atendimento.
“Aumentou bastante a procura, mas estamos dando conta e todos são atendidos”, informa o proprietário, relatando que na terça-feira, 13, após o feriado da Padroeira, por volta das 17h ainda havia fila de clientes para serem atendidos.
“São pagamentos de boletos, tributos, contas de luz, água, recebimentos das aposentadorias pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), entre outros”, explica Gimenes.
Na agência dos Correios, onde funciona o correspondente bancário do Banco do Brasil, o gerente, Sérgio Féboli, reitera que o movimento também subiu mais de 30% nos últimos dias. Mesmo com o tempo de espera de 10 a 15 minutos, o gerente informa que os clientes vêm sendo atendidos normalmente e incluem pagamentos de boletos, depósitos, benefícios do INSS, duplicatas, entre outros. O horário de funcionamento dos Correios é das 9h às 17h.
Junto com a Associação Comercial (ACE), funciona o banco Sicoob onde os funcionários não estão em greve e também registra o aumento no movimento, de mais de 30%. Com exceção do pagamento dos benefícios de aposentadorias, o banco vem recebendo uma grande quantidade de moradores para pagar as contas que vencem no começo do mês.
“São pagamentos de boletos, contas de água, luz e nesta semana acumulou o feriado de segunda-feira, 12, com o período de pagamento dos salários e a greve nos bancos. Mesmo tendo que aguardar um pouco a mais para serem atendidos, os clientes agradecem por poderem pagar suas contas”, explica a analista de relacionamentos do Sicoob, Mary Cristina Crepaldi Gomes. O Sicoob fica aberto para o público, das 8h30 às 16h.
GREVE – Os bancários reivindicam reajuste salarial de 16% e os bancos oferecem 5,5% de aumento e R$ 2,5 mil de abono fixo e não há previsão de quando a greve vai ser encerrada.