As fortes chuvas dos últimos dias, têm registrado alagamentos de ruas e calçadas na área central e bairros da cidade, a maioria causados pelo entupimento dos bueiros que impedem o escoamento das enxurradas para as galerias pluviais.
Segundo a Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral de Dracena (Cati), localizada no Centro da cidade e onde são feitas as medições dos índices pluviométricos no município, no mês de novembro, até ontem, 18, choveu 259 mm no perímetro urbano.
Somente na terça-feira, 17, até a tarde, a Cati registrou 31,2 mm de chuvas. Quantidade suficiente para provocar os alagamentos. No Centro, um dos pontos mais atingidos foi no cruzamento da rua Tiradentes com a avenida Presidente Vargas, que ficou intransitável apesar de alguns motoristas terem enfrentado a correnteza de água que se formou.
SECRETARIA – O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho, informa que as limpezas das bocas de lobo, são executadas à medida que as reclamações chegam à Secretaria.
“Não há como mantermos uma equipe somente para a limpeza dos bueiros”, informa o secretário. Mas a quantidade elevada de chuvas neste mês está mobilizando a Secretaria.
“A sujeira que se arrasta com a enxurrada entope os bueiros, impede o escoamento da água para as galerias vindo a ocorrer os alagamentos de ruas que chegam às casas”, esclarece.
Oliveira afirma ainda que a principal causa nos entupimentos não só dos bueiros como nos ramais das galerias, são provocados por moradores com maus hábitos que ao invés de depositar lixo em locais corretos os descartam nos bueiros.
“Não é só o lixo, jogam nas bocas de lobo até restos de construções, essa sujeira se arrasta com a enxurrada, entope os bueiros e ramais das galerias”, declara.
Ainda segundo Antenor, os alagamentos vêm ocorrendo no Centro e também em bairros da periferia, onde há pontos críticos. “Ontem, foram desentupidos quatro bueiros na rua Januário Bonito, no bairro Santa Clara, onde houve inundações de casas”, explica.
Nos últimos de chuvas, o secretário informa que foram realizadas limpezas de 60 bueiros em diversos locais no Centro e periferia, em ruas que incluem a rua das Perobas, alameda Polônia, Presidente Vargas, Ipiranga, São Paulo, entre outras.
Ontem, à tarde, voltou a chover forte em Dracena e a cena se repetiu por vários pontos.