Na manhã de terça-feira, 17, o coordenador nacional da Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA), João Batista Garcia Canalle e a professora de Química, Miriam Bitencurti fizeram a entrega de seis medalhas aos estudantes que se destacaram na prova realizada em maio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A solenidade ocorreu no pátio da escola e contou com a participação de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Todos os alunos que fizeram as provas também receberam certificados de participação.
Miriam, professora responsável por desenvolver o projeto de foguetes na escola, conta que as aulas foram além da disciplina de Química, envolveu ainda a participação dos cursos de Ciência, Geografia, Artes, entre outros.
Nos finais de semana ocorreu oficina, com a participação de 60 alunos, para o lançamento dos foguetes em garrafa pet. A oficina contou com ajuda de alguns estudantes da EE Prof.° Idene Rodrigues dos Santos, em Junqueirópolis, que trabalharam como monitores. O mesmo projeto também vem sendo desenvolvido na escola junqueiropolense.
“Com o projeto, percebemos um interesse maior do aluno por pesquisas e também pela construção dos foguetes”, ressaltou a professora Miriam.
Canalle salientou: “As olimpíadas têm como função motivar o aluno, testando-o em provas de diferentes tipos, comparando com avaliações de todo o País. A avaliação funciona de forma motivacional e sempre traz frutos para a educação, principalmente em casos como este, que leva o aluno para além da sala de aula”.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Podem participar estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. A Olimpíada ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e, se ganhou alguma medalha, o tipo dela também consta do certificado.