Continuam em falta no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (postão), medicamentos de alto custo que são distribuídos gratuitamente aos moradores que necessitam dos remédios regularmente.
A situação, de acordo com o secretário da Saúde, Nelson Bortolato, está causando preocupação tanto para pacientes como à Secretaria. Ele informa que o atraso e a falta dos remédios começaram a ocorrer há cerca de quatro a cinco meses, com o agravamento da crise financeira.
Os remédios de alto custo são repassados aos municípios pelo Governo do Estado e controlados pela Secretaria Municipal da Saúde, que mensalmente vai a Presidente Prudente para retirá-los e os repassa aos pacientes em Dracena.
“Mas nos últimos meses, está havendo falta ou atraso no fornecimento de nove a dez itens dos remédios de alto custo, que são de uso contínuo, temos mais de mil pacientes que precisam utilizá-los regularmente”, reitera o secretário.
Os medicamentos que estão deixando de ser fornecidos são para tratamentos de doenças como a diabetes, mal de Parkson, Alzheimer, entre outras.
Para conseguir os remédios, o secretário explica que faz a relação dos que estão em falta e encaminha ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente, fazendo as solicitações.
Conforme Bortolato, o abastecimento dos remédios adquiridos tanto pelo Governo Municipal quanto pelo Governo Federal (Ministério da Saúde), na farmácia do postão está normal. “Por parte do Governo Federal, recebemos a verba e os compramos”, conclui o secretário.