A Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) promoveu na noite de ontem, 23, palestra com o escritor Fernando Moraes. O autor fez o lançamento do livro ‘Renovo: o poder de se reinventar’, com a participação de acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Psicologia e convidados. Ao final o palestrante recebeu o público para sessão de autógrafos.
Fernando Moraes convida a refletir sobre a prática da esperança para que haja a renovação e com ela, a transformação. Conversando com o leitor de maneira informal, o autor mostra que atitudes como a humildade e a busca pelo bem comum podem fazer o renovo invadir as nossas vidas e conquistar o espaço de que precisa.
“É preciso se reinventar para que aconteça a mudança de vida. O renovo pode, e deve, fazer parte da vida de todos. Superar o que não serve mais e construir hábitos importantes, cada vez mais presentes. A transformação vem de dentro. É essencial querer mudar, procurar a renovação interna com inspirações que vêm de fora”, diz o escritor.
O livro Renovo, da Editora Novo Conceito, está entre os dez mais vendidos do País desde o lançamento, ocorrido no dia 21 de outubro, e se encontra disponível para vendas em todas as livrarias do Brasil por R$ 30 e também em forma digital.
SOBRE O AUTOR – Fernando Moraes é ativista social e humanista, inquieto e curioso. Cursou Ciências Sociais, Filosofia, Teologia e Direito. É especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais e professor universitário. Já realizou muitos trabalhos no campo missionário em comunidades pobres, destacando-se a África – em especial Angola e Moçambique.
Participou da elaboração de Projetos de Desenvolvimento Comunitário para o Timor-Leste, Paraguai, Venezuela e em comunidades sertanejas do nordeste brasileiro. Fernando foi Consultor Social da OIKOS Portugal – Cooperação e Desenvolvimento em Angola (Luanda e Huíla), atuando como formador para lideranças sociais do Projeto Jango, nos anos de 2007 e 2008; foi consultor voluntário da Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) na Bahia e na Amazônia, para projetos sociais e de formação de lideranças no sertão. Foi ainda secretário municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social da cidade de Hortolândia (SP).
Fernando Moraes é palestrante nos temas cidadania ativa, protagonismo social e comunitário, responsabilidade pessoal, civil e social, voluntariado alternativo, desenvolvimento como conceito de totalidade e pertencimento social.