O Laboratório de Análises Clínicas de Dracena, obteve mais uma vez o reconhecimento de controle de qualidade pelo Instituto Adolfo Luz, pela eficiência de 100% em acertos nos exames de buscas ativas de sintomáticos respiratórios (tuberculose), realizados no período de 3 a 16 de novembro.
“Anualmente, o Adolfo Lutz realiza o controle de qualidade dos exames e há mais de dez anos recebemos o reconhecimento de eficiência ”, informa a diretora técnica do laboratório, Rosely Maria Verzegnossi.
O Laboratório funciona no Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara, é vinculado ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista (Cisnap) e atende 12 municípios.
Os exames de busca ativa para detectar a presença do bacilo da tuberculose são realizados duas vezes ao ano, em amostras de secreções (escarros) de pacientes encaminhadas pela vigilância epidemiológica dos municípios e seis presídios da região.
De acordo com a diretora, os exames de bacilocospia, são realizados duas vezes ao ano, o primeiro em março e o segundo em novembro, entre os dias 3 a 16. Neste segundo, foram feitos 1.276 exames, com 17 resultados positivos. São esses resultados que tiveram a comprovação de 100% nos acertos e garantiram mais um ano, o reconhecimento do laboratório pelo Adolfo Lutz.
Das amostras positivas de tuberculose, oito são em presos da penitenciária de Junqueirópolis; dois na penitenciária de Tupi Paulista; três na cidade de Dracena; um em Santa Mercedes, dois na cidade de Junqueirópolis e outro em Ouro Verde.
“Quando o resultado é positivo, imediatamente comunicamos a vigilância epidemiológica, centros de saúde, onde o paciente reside ou os presídios da região e logo em seguida tem início o tratamento de seis meses, período em que é monitorado frequentemente”, explica a diretora.
OUTUBRO ROSA – Além dos méritos do Adolfo Lutz pelos exames de tuberculose, o Laboratório também se destacou nos mês passado, durante a campanha outubro rosa, na realização de mais de mil exames de prevenção de câncer em mulheres. Desse total, através do Papanicolau, foi diagnosticado um caso positivo de carcinoma no útero.
O Cisnap é presidido pelo prefeito José Antônio Pedretti e tem como diretor administrativo, Luiz Fernando Zanoni.