As escolas da rede estadual de ensino iniciam hoje, 24, a aplicação das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). O exame ocorre hoje e amanhã e, na região da Diretoria de Ensino de Adamantina milhares de alunos farão as provas. Em Dracena, as escolas que terão o Saresp são Eng.° Isac Pereira Garcez; 9 de Julho, Alfredo Machado e Prof.ª Julieta Guedes de Mendonça.
Participam da avaliação estudantes da 3º, 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e da 3ª série do Médio. A previsão da Secretaria é que 1,2 milhão de alunos sejam avaliados neste ano em todo Estado, nas escolas que estão sendo ocupadas por estudantes, em protesto a reorganização escolar, não haverá o exame.
As notas obtidas compõem o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e servem como parâmetro ao cálculo do bônus de professores e funcionários.
Os aspectos relacionados ao pagamento do bônus por resultado, que tem no Saresp elemento central para fins de cálculo, serão estudados do ponto de vista legal e comunicados posteriormente.