O fim de semana prolongado pelo feriado de Finados teve bastante chuva em Dracena e na maioria dos municípios do Estado. Em apenas três dias, a estação climatológica da Unesp registrou acumulado de 61.4 milímetros (mm), sendo que somente no último sábado, 31, foram 50 mm, quando a chuva começou durante a madrugada e permaneceu ao longo do dia.
Outubro fechou o mês com um acumulado de 240.4 mm em Dracena. Com este volume, 2015 teve o mês de outubro mais chuvoso dos últimos nove anos, desde quando a estação climatológica da Unesp vem registrando os dados, a partir de 2006.
O mês de outubro costuma registrar média inferior a 100 mm. Para se ter uma ideia, o mês passado alcançou 674.19% a mais de chuva em comparação ao ano passado, quando no mesmo período foi registrado apenas 31.6 mm.
Segundo meteorologistas, a atuação do fenômeno El Niño, que favorece a formação de baixas pressões em boa parte do País, e as águas mais quentes no Atlântico Sul neste ano, intensificaram a transferência de umidade do oceano para a atmosfera, o que resultou num mês de chuvas mais intensas.
Faltando 57 dias para acabar o ano, 2015 promete ser um ano bem chuvoso. Até o momento já foram registrados um acumulado de 1.258.4 mm.
Após o feriadão prolongado, a terça-feira, 3, começou com temperaturas mais amenas e foi subindo no decorrer do dia. O tempo ficou nublado em boa parte do dia. Após as últimas chuvas, a temperatura relativa do ar permaneceu alta. No final da manhã de ontem foi registrado 88%. A temperatura máxima chegou a 30,8 °C, às 14h09.
Segundo o site Climatempo há chances de chover até a próxima segunda-feira, 9. A temperatura máxima desta semana deverá chegar a 34°C no sábado, com mínima de 20°C na quinta-feira, 5.
A proliferação de mosquitos para os próximos dias deverá ser alta.