Rev. Mário T. Maracci*
Quantas vezes você já se perguntou, ao constatar que alguém sabidamente mau caráter, explorador, desonesto, perverso, prospera dia-a-dia? Pode até passar pela tua mente a seguinte pergunta: será que Deus não está vendo? Quero convidá-lo a refletir sobre isso à luz de Malaquias 3.13-18.
Considere em teu coração que agora o malvado pode crescer, pode prosperar, pode se esquivar, pode parecer próspero e feliz. Mas como ele estará no dia do juízo? O que será da sua riqueza e da sua ilusória felicidade?
O perverso atrevidamente afronta a pessoa de Deus – “As vossas palavras foram duras para mim, diz o Senhor”. O ímpio usa expressões pesadas contra o Senhor. Afronta ao Eterno e pensam que nada fizeram: “… mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?”
O perverso equivoca-se sobre a provisão de Deus quando diz: “Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do Senhor dos exércitos?” Na verdade os perversos não guardavam os mandamentos de Deus, nem se humilhavam diante dele. Eles fizeram do culto um comércio, uma transação, uma barganha com Deus. Eles estavam trazendo dízimos e oferendas por motivações interesseiras, buscando apenas proveito próprio e imediato. Eles perverteram o culto! Cultuavam a Deus pelo que ele dá e não por quem ele é!
O justo, ou seja, aquele que entregou sua vida a Jesus Cristo e teve seus pecados totalmente perdoados, lembra-se de Deus para deliciar-se nele, refugiar-se nele e viver para o seu agrado. O justo busca a intimidade com Deus. É pessoalmente leal e tem respeito pela pessoa de Deus, pois é verdadeiro em sua fé.
A Bíblia diz que o justo será recompensado por Deus no juízo. O Senhor está atento ao que acontece com você. Ele sabe quem você é, onde você está, para onde você deve ir e o que você deve fazer. Aqueles que têm seu nome escrito no livro da vida têm grande regozijo e adentrarão a cidade de Deus, enquanto os maus serão como palha, lançados na fornalha. Os justos ganharão um novo corpo, um novo nome, serão recebidos no Reino, terão uma nova pátria, serão vestidos de branco e serão coroados para reinarem com Cristo por toda a eternidade, e Deus lhe enxugará dos olhos toda a lágrima! O dia do juízo trará à luz todo o entendimento que de nada adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. De nada adianta viver no luxo aqui, e morrer eternamente. O dia do juízo vai mostrar que vale a pena servir ao Senhor e viver com ele!
*Pastor e missionário presbiteriano.