Em reunião realizada ontem, 5, de manhã, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) foi realizado o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2016.
Os 20 times foram divididos em quatro grupos de cinco times e os dois melhores de cada chave avançam para a próxima fase, mas não se enfrentam entre si nesta primeira fase.
A denominação “Acesso 4” foi incluída no sorteio porque o Água Santa, de Diadema, corre risco de ser barrado no Campeonato Paulista.
Essa equipe, que conseguiu o acesso à elite no campo, pode ser vetada por não ter estádio com a capacidade exigida pela FPF.
O atual estádio tem capacidade para receber apenas 3 mil pessoas. Se o Água Santa for mesmo barrado, entrará o Mirassol, o quinto colocado na Série A2 do Campeonato Paulista de 2015.
A capacidade mínima exigida para as arenas na Série A1 é de 10 mil pessoas. O futuro da equipe de Diadema estava previsto para ser decidido ontem, em reunião na sede da FPF.
Com o sorteio, o Grupo B já ficou intitulado como ‘grupo da morte’, já que terá Palmeiras, Ponte Preta, Ituano, São Bernardo e Novorizontino. Logo atrás, o Santos também não terá vida fácil nesta primeira fase, já que terá que concorrer com o Botafogo de Ribeirão Preto, atualmente na final da Série D e com o acesso à Série C da próxima temporada garantido. São Bento, Linense e Oeste completam o grupo.
Do outro lado da chave, o São Paulo ficou ao lado de XV de Piracicaba, Osasco Audax, Capivariano e Ferroviária, atual campeã da Série A2. No último grupo, o virtual campeão brasileiro Corinthians concorrerá com Red Bull, Mogi Mirim, Rio Claro e o quarto time do acesso, ainda não definido pela Federação Paulista – o Mirassol tenta pleitear a vaga do Água Santa.