A Prefeitura de Dracena através da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana, de segunda a sexta-feira, 20, a Semana de Mobilização contra a Dengue, com ênfase na divulgação de sinais e sintomas da doença e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. O objetivo é promover um esforço concentrado e simultâneo do poder público e da população para reduzir os níveis de infestação do mosquito Aedes, eliminando seus criadouros das casas, nas escolas e nos locais de trabalho, para evitar que as pessoas adoeçam.
Durante a semana, a Vigilância Epidemiológica fará a distribuição de folhetos informativos com sinais e sintomas de dengue nos supermercados e nas faculdades e universidade. Também será realizada palestra educativa para alunos do 4° e 5º anos do Colégio Objetivo. Na Creche Cantiga de Ninar, no bairro Emílio Zanatta, haverá atividade educativa e passeata com cartazes das crianças e dos pais.
Nos bairros jardim Jussara e Tonico André, na segunda e terça-feira, 17, ocorrerão “Força Tarefa”, que consiste em um arrastão de limpeza, onde os agentes passarão nas casas fornecendo sacos de lixo e orientando os moradores a retirarem e colocarem nas calçadas qualquer material que não lhe sirva mais e que possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito da dengue, como: móveis velhos, garrafas, pneus, isopor, sucatas, plásticos, entre outros. Já na quarta-feira, 18, um caminhão passará fazendo o recolhimento.
Na sexta-feira, 20, estão programadas visitas às casas fechadas sem inquilinos (imobiliárias) e panfletagem nas faculdades e universidade.
A municipalidade relembra que a Justiça autorizou os agentes da Vigilância Epidemiológica a entrarem em imóveis nos quais os moradores se recusam a permitir a entrada dos referidos servidores.
No auge da epidemia, o Ministério Público ressaltou que “qualquer indivíduo que em ação ou omissão, venha contribuir para a proliferação da Dengue, será responsabilizado criminalmente caso impeça a ação dos agentes de Saúde, responsáveis ao combate da dengue”.
Será entregue também ofícios em todas as farmácias com alerta aos clientes sobre os sintomas de dengue e os riscos do uso incorreto de medicamentos. O intuito é divulgar a população sobre o perigo da dengue, e a importância de eliminar os criadouros do mosquito, mantendo controle para evitar nova epidemia.
A Vigilância ressalta que a população deve fazer a sua parte, mantendo seus quintais limpos, colocando o detergente na caixinha da geladeira, caso haja, lavando diariamente bebedouro de animais, furando ou colocando areia nos pratinhos das plantas ou pratos justapostos, realizar a limpeza de calhas e lajes. É muito importante também após as chuvas fazer uma vistoria no quintal e eliminar tudo que esteja com água, local preferido do mosquito.
SINTOMAS – A dengue é uma doença causada por um vírus, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado. O tratamento é apenas sintomático e não há vacina. Sob suspeita de estar com dengue, o recomendado é não tomar nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico, pois este medicamento pode causar hemorragias e complicar o quadro da doença.
Fique alerta aos sintomas da dengue: febre com início súbito; dor de cabeça; dor no fundo dos olhos que piora com o movimento deles; perda do paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.
Caso apresente alguns desses sintomas, a orientação é procurar o Centro de Saúde o mais rápido possível, pois essa doença pode levar até a morte.
EPIDEMIA – O número de casos de pacientes que contraíram a doença desde o dia 1° de janeiro é surpreendente neste ano. A Vigilância recebeu até o momento a confirmação de 1.489 casos positivos de dengue. O último caso ocorreu na primeira semana deste mês, no entanto foi classificado como importado (adquirido fora do município).