Vivemos atualmente em nosso país um período de muita turbulência. Olhando os noticiários percebemos incertezas principalmente na política e na economia. Sem dúvida, num cenário assim, as pessoas sentem-se inseguras. Muitas se tornam temerosas ao perceberem que há situações que fogem do seu controle.

Sentir medo é natural. Deus nos criou assim para que possamos nos defender dos perigos. O medo é um sentimento necessário para a autopreservação. Mas há o medo imaginário, ou seja, de situações que ainda não aconteceram ou talvez nem aconteçam e isso traz muito sofrimento.
Existe solução para os nossos medos? Sim! A palavra de Deus nos aponta o caminho para que nossos medos sejam dominados e até sanados. O salmo 27, por exemplo, diz “O senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?” Estas palavras registradas logo no primeiro versículo nos dão as condições para que vençamos nossos temores. Ele começa dizendo “O Senhor…”. Senhor significa dono, proprietário, aquele que domina, que tem toda a autoridade e poder. Quem pertence ao Senhor onipotente sabe que está seguro, protegido. Daí a importância de ser submisso a Deus e permitir que Ele governe a nossa vida para que, conscientes de seus cuidados, não tenhamos medo de nada e de ninguém.
O salmista também permitia que o Senhor fosse a sua luz. Podemos inferir que o inverso também é verdadeiro. Quem está longe de Deus, o rejeita e vive fora de seus caminhos, está em trevas. É muito perigoso caminhar na escuridão, sem direcionamento. Quem anda em trevas certamente irá se machucar diante dos obstáculos que se interpõem em sua caminhada. Daí a importância de ser humilde e permitir que o Senhor ilumine os nossos passos e assim possamos empreender uma caminhada segura, vitoriosa e abençoada.
Em terceiro lugar verificamos que Davi tinha o Senhor como sua salvação. Quem está nesta condição não tem o que temer. Ele sabe para onde vai. Salvação do que? Da morte eterna e da condenação. Isto só é possível em Jesus Cristo que, morrendo na cruz em nosso lugar, nos traz esta possibilidade-certeza. Se almejamos varrer de nossa vida a sombra do medo, devemos, assim como o salmista, lembrar e permitir que o Senhor seja a nossa luz e a nossa salvação. Somente a Deus toda a glória!

*Pastor e missionário presbiteriano.