O Palmeiras defenderá hoje, 2, à noite, um histórico favorável diante dos rivais paulistas no estádio Palestra Itália. Com a missão de vencer o Santos por dois gols de diferença para conquistar o título da Copa do Brasil, o time terá ao seu lado um aproveitamento de 72% contra os outros três grandes do Estado em jogos disputados nesse ano na arena. Nos seis clássicos jogados em casa, o Verdão acumulou quatro vitórias, um empate e só uma derrota.
O único revés foi pelo placar de 1 a 0, contra o Corinthians, no primeiro clássico do ano. Desde então o Verdão emplacou quatro vitórias seguidas no reformado Palestra Itália. O primeiro clássico vencido pela equipe na arena foi disputado em 25 de março, contra o São Paulo. Os alviverdes, então comandados pelo técnico Oswaldo de Oliveira, derrotaram os tricolores por 3 a 0 – com direito a um gol por cobertura de Robinho em Rogério Ceni.
Ciente de que o retrospecto não será útil caso o Verdão não apresente um bom desempenho em campo, o técnico Marcelo Oliveira tratou de minimizar os feitos da equipe no ano. “Essa rivalidade precisa ficar do lado de fora a partir do momento que o jogo começa”, afirmou o treinador. Por conta da derrota por 1 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, o Palmeiras terá de vencer o clássico desta quarta-feira por dois gols de diferença. Um triunfo pelo placar mínimo levará a decisão para os pênaltis – não há critério do gol fora de casa na final. Qualquer empate garante o troféu ao Santos.