A igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida inaugurou no último domingo, 29, o tradicional presépio que conta a história do nascimento de Jesus Cristo. O público pode apreciar as imagens que possuem quase tamanho real. A cena impressiona pelo acabamento das peças e todo o brilho que é transmitido no local.
Localizado próximo ao altar, o presépio foi montado em três semanas, tendo como responsável Carmelinda Capobianco dos Santos (Carmela), que realiza o trabalho com muita dedicação há 33 anos. Ela contou ainda com a colaboração de voluntários da comunidade, entre eles, Vandir, Celso, Zé do Céu, Moisés, Alvino, Cida e Vivi.
A novidade deste ano é a colocação de um lago com espelho, renas luminosas e a cerca de madeira.
OUTRAS COMUNIDADES – Desde a inauguração do Santuário Nossa Senhora de Fátima (vila Barros), há um presépio permanente que fica disponível durante todo o ano, na lateral direita, do lado externo do santuário. Funcionários do local realizam a manutenção rotineiramente, uma vez que as peças permanecem do lado de fora.
Além deste presépio, o santuário também prepara ao lado do Santíssimo, um presépio com imagens em tamanho médio. O trabalho deverá ficar pronto dentro de dez dias para que possa ser inaugurado.
A igreja São Francisco de Assis inaugurou o presépio no dia 22 de novembro. O trabalho foi desenvolvido pelos próprios funcionários da igreja localizada no bairro São Francisco.
HISTÓRIA – De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223. Sua ideia era montar o presépio para explicar aos mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século 18, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e logo em seguida, por outras regiões do mundo. O presépio é constituído por várias peças e cada uma possui a sua representação. O menino Jesus é o filho de Deus, aquele que veio para nos salvar; a virgem Maria, mãe de Jesus Cristo; José, pai de Jesus Cristo; manjedoura com palhas em um curral, local onde nasceu Jesus; burro e boi e ovelhas simbolizam a simplicidade do local; os anjos são os responsáveis por anunciar a chegada de Jesus; estrela de Belém orientou os reis magos quando Jesus nasceu e Melquior, Baltazar e Gaspar mais conhecidos como os Três Reis Magos, que vieram para adorar o “Rei dos Judeus”.