Mais um ano que vai chegando ao fim. Tempo de Natal e de se preparar para o novo ano que vem aí. É preciso se deixar contagiar pela esperança e alegria que se renovam; é preciso não deixar de acreditar que tudo poderá ser melhor e que não se deve desistir dos sonhos, não se deve desistir de planejar a vida.
Final de ano também é tempo de férias, é tempo de descansar, de esquecer-se durante alguns dias a correria e os tropeços do dia a dia. Uma boa opção é refugiar-se na serra gaúcha e deixar-se levar pelo clima de Natal que toma conta da cidade de Gramado.
Neste ano, desde o dia 30 de outubro acontece a grande festa do “Natal Luz”, um dos maiores eventos do gênero; neste ano será as atrações perduram até o dia 17 de janeiro.
Anualmente, o “Natal Luz” reúne cerca de dois milhões de visitantes que se encantam com as atrações.
A primeira edição do “Natal Luz” foi há trinta anos, quando a administração da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, buscava maneiras de incrementar o turismo também na época do verão, uma vez que tradicionalmente a cidade, que faz parte do circuito Serras Gaúchas, atraía a atenção apenas durante o inverno.
Surgiu então a feliz ideia de enfeitar os telhados com luzes, estendendo os enfeites para a avenida Borges de Medeiros que corta a cidade. Mas, os enfeites não bastariam, daí então resolveram sonorizar a rua e produzir espetáculos que lembrassem o Natal. O resultado foi tão positivo que desde então a festa acontece todos os anos. O Natal se espalha pelas ruas de Gramado.
A cada “Natal Luz”, Gramado é transformada em um grande parque temático com muitas atrações, todas voltadas às comemorações do Natal.
A principal avenida de Gramado ganha cor e vida através das mãos de seus próprios cidadãos. As famílias se unem e juntas promovem o “Tannenbaumfest”, ou seja, todos enfeitam os pinheirinhos que decoram a avenida Borges de Medeiros; é uma grande festa ao ar livre.
Na atual temporada, o público está sendo brindado com o musical épico “Eu Sou Maria”, encenado no Lago Joaquina Rita Bier, com mais de 200 artistas, entre eles cantores, bailarinas e orquestra ao vivo. Outro momento esperado da festa é o “Grande Desfile de Natal 30 Anos”, realizado no Expogramado, na verdade trata-se de um supershow que revive os sucessos ao longo destes trinta anos do “Natal Luz”.
O “Natal Pelo Mundo”, também no Expogramado, conta a história de Sofia, uma mulher de trinta anos que reencontra a magia do Natal. Neste espetáculo, um maravilhoso cenário e modernos recursos de tecnologia mostram como é comemorado o Natal em várias partes do mundo. No Palácio dos Festivais, o mesmo local onde é realizado o Festival de Cinema de Gramado, acontece o “Natal Mágico com Kronnus”, um show de mágicas e surpresas que encantam crianças e adultos.
Na Rua Coberta acontece um maravilhoso show proporcionado pelas vozes do Coro Municipal São Francisco de Paula que interpretam músicas de Natal e sua formação lembra uma árvore de Natal, por isso a apresentação é denominada de “Árvore Cantante”.
Não poderia faltar a Feira de Artesanato; são dezenas de que oferecem ao público produtos confeccionados pelos artesãos locais. Tem ainda a exposição de renas decoradas pelas mãos de artistas plásticos da região
Na Vila de Natal, o visitante é recebido com coro de vozes entoando cânticos e divertindo principalmente as crianças.
Não se pode deixar de dizer que tantas atrações bonitas e emocionantes são regadas com o que há de melhor das culinárias alemã, italiana e tipicamente gaúcha. E ainda tem várias fábricas de chocolate artesanal.
Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souveniers. Imperdível ainda é uma visita às lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros.
Faça as malas e programe a sua viagem!