Com apenas 15 anos de idade e dois metros de altura, o jovem dracenense Rodrigo Praxedes já acumula bons resultados no basquete, esporte que aprendeu a admirar por um acaso, como ele mesmo define.
Os treinos na EE Alfredo Machado, no jardim Brasilândia, renderam olhares atentos do técnico José Augusto Camuci Júnior, que logo percebeu a diferença com que Rodrigo treinava e o potencial ali guardado.
Com apenas seis meses de treinamento na escolinha de base da ‘Cidade Milagre’, já despertou interesse de outras equipes, entre elas, Presidente Prudente que logo convidou o atleta para treinar e assim integrar o Sub-14 que disputou a Liga Centro Oeste Paulista.
Descoberto na escolinha de base local, Rodrigo joga atualmente pelo time prudentino há quase um ano, por ter sua categoria, o que não ocorreu em Dracena, na qual Rodrigo tinha que treinar no início com jogadores de idades diferentes.
Camuci relembra que o jovem logo nos primeiros treinos apresentava uma boa coordenação. “Tinha muito que melhorar, no entanto, havia muito potencial”, diz.
Rodrigo já participou da Copa São Paulo (ficou com 2° lugar); das finais do Estadual (3° lugar); dos Jogos da Juventude – fase regional Sub-19; campeões da LBC (Liga de Basquete do Centro Oeste Paulista); interligas do Interior (2° lugar).
Com um ano recheado de vitórias no esporte, Rodrigo conta que já é possível notar algumas mudanças na sua vida. Criou maturidade ao ter que morar sozinho em uma cidade diferente, assumiu responsabilidades, e, sobretudo melhorou o rendimento escolar. Já no esporte é notória a evolução do atleta que aprimorou arremessos, coordenação, além de várias outras técnicas que o basquete exige.
Rodrigo salienta que agora só falta ganhar espaço maior no time para que possa jogar como titular o ano inteiro.
ESCOLINHA DE BASE – As escolinhas de base ocorrem nas escolas municipais e no Ginásio de Esportes Dovilho Moura, em Dracena, para alunos a partir de 10 anos de idade.
Os jovens interessados em jogar basquete podem procurar o técnico Camuci Júnior ou a Secretaria de Esportes.
Camuci ressalta que em Dracena são vários jogadores que vêm se despontando no basquete jogando em outros times.