Jovens matriculados na rede de ensino paulista podem ampliar o currículo com a ajuda de um novo idioma. A Secretaria da Educação está com as inscrições abertas em novas turmas dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) em várias regiões do Estado. Os cursos são semestrais, gratuitos e interessados têm até sete opções: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. Em 2015, foram mais de 67 mil inscritos.
Podem participar do programa alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Médio (1ª à 3ª série) e Educação de Jovens e Adultos. As aulas são oferecidas por professores da própria rede estadual no horário oposto ao regular em 223 escolas.
Na região são oferecidos cursos nos municípios de Adamantina, Dracena, Junqueirópolis e Osvaldo Cruz.
No ano passado, a Secretaria identificou um aumento de 25% do número de matrículas em cursos de francês e italiano entre 2014 e 2015. O crescimento está relacionado às novas exigências do mercado de trabalho, que procura profissionais com conhecimentos além do inglês e espanhol. Por isso, o conteúdo programático tem foco na gramática, leitura e conversação.
Outra característica dos Centros de Estudos de Línguas é oferecer diferentes ferramentas de ensino. Durante as aulas, os professores utilizam vídeos, música e até quadrinhos na aprendizagem. Simulações de entrevistas de emprego, recepção de estrangeiros e dicas de viagem são feitos em sala. Todos os aprovados, por semestre, recebem certificado de conclusão.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo