Para quem pretende planejar uma viagem, emendar férias ou simplesmente descansar, uma boa notícia: o governo federal publicou no Diário Oficial da União a lista de feriados e pontos facultativos para o ano de 2016. Porém há os que reclamam porque o feriado quando cai no meio da semana atrapalha a economia que já não anda boa. Confira:
1º de janeiro – Confraternização Universal (feriado nacional);
8 de fevereiro – Carnaval (ponto facultativo);
9 de fevereiro – Carnaval (ponto facultativo);
10 de fevereiro – quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
25 de março – Paixão de Cristo (feriado nacional);
21 de abril – Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
26 de maio – Corpus Christi (ponto facultativo);
7 de setembro – Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
2 de novembro – Finados (feriado nacional);
15 de novembro – Proclamação da República (feriado nacional); e
25 de dezembro – Natal (feriado nacional)
O ANO BISSEXTO – O ano de 2016 é bissexto, ou seja, tem 366 dias, um a mais do que os anos comuns. Isso acontece porque no mês de fevereiro haverá 29 dias, o que ocorre de quatro em quatro anos. O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César. Era preciso adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
A volta da Terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.
Os antigos romanos também decidiram que esse dia extra seria 29 de fevereiro, o menor mês do ano. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece hoje.