Hoje, 6 de janeiro, comemora-se o dia de Reis. A data é especial para os católicos, que celebram o momento em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos três reis magos. Segundo a tradição, neste dia, são desmontados os enfeites natalinos, assim como os presépios.
Desde o dia 29 de novembro – quando teve início o tempo do advento para a igreja – as casas começaram a ganhar ornamentação especial para o Natal.
Em homenagem aos reis magos, em muitas cidades do País, os católicos realizam a tradicional folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 6 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
Para celebrar a data hoje ocorrerá no município de Ouro Verde, a partir das 20 horas, grande festa de Santo Reis do grupo ‘Estrela da Manhã’. A comunidade local e de cidades vizinhas estão convidadas a prestigiarem o evento.
HISTÓRIA – Baltazar levou para o menino Jesus mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário da África, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé e a espiritualidade.
Belchior levou ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses