A forte chuva que caiu em Dracena e região do final da tarde e noite de sexta-feira, 15, atingiu 55,6 mm, de acordo com informações da estação climatológica do campus da Unesp. As fortes enxurradas causaram alagamentos em ruas e avenidas localizadas nas partes baixas dos municípios, assim como na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), onde exigiu atenção dos motoristas.
O acumulado no mês de janeiro em Dracena até ontem, 16, conforme dados da estação meteorológica, chegou a 159 mm. As fortes chuvas que vêm ocorrendo desde o fim do ano passado e intensificadas em janeiro, provocaram sérios danos nas estradas e pontes rurais, em Dracena, além de estragos causados em galerias pluviais e asfalto da zona urbana.
O secretário de Obras em exercício, Aparecido Celestino, informou à reportagem durante a semana passada, que na zona rural a prioridade é não deixar famílias isoladas em função dos danos nas estradas e pontes. Ressaltou que os serviços são emergenciais uma vez que não há como os maquinários operarem devido o excesso de lama nas vias rurais.
Já a Empresa de Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep) está priorizando a rede de saneamento, para evitar que se rompam e o esgoto venha correr a céu aberto. Os serviços também são de emergência e consistem-se em proteger a tubulação, cobrindo-a com terra para conter as enxurradas.
Ontem, 16, de acordo com a estação da Unesp, até por volta das 11h30, a quantidade de chuvas em Dracena foi de 0,6 mm.
PREVISÃO – Mas para os próximos dias, a previsão é de tempo mais firme, conforme indica o site Climatempo. Neste domingo, 17, a previsão é de sol com muitas nuvens, mas sem chuvas, na segunda, 18, terça, 19 e quarta-feira, 20, também não deve chover. Algumas pancadas estão previstas somente para a quinta-feira, 21.