Na primeira sessão ordinária da Câmara em 2016, segunda-feira, 1º, às 20h, não teve votação de nenhum projeto de lei, mas na pauta da reunião, foram aprovados 31 requerimentos e dez indicações apresentados pelos vereadores.
Dos requerimentos aprovados, 16 tratam de votos de pesares por falecimentos de moradores de Dracena, de autorias dos vereadores Kielse Munis, Milton Polon, Moisés Antônio de Lima, Luiz Coelho e Rodrigo Castilho.
De autoria de Kielse Munis, também foi aprovado requerimento de votos de congratulações ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, pela liberação da fosfoetanolamina sintética no tratamento aos pacientes de câncer.
De autoria de Rodrigo Parra, subscrito por Ailton Lorensetti, foi aprovado requerimento ao Executivo, pedindo informações se a Prefeitura irá aderir ao novo piso salarial para os profissionais de educação do município.
Segundo o requerimento, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, comunicou que o piso salarial dos professores seria reajustado a partir de janeiro de 2016, em 11,36%, passando de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64.
De autoria de Juliano Bertolini, foi aprovado requerimento, solicitando ao prefeito José Antônio Pedretti, informações de quantas crianças estão matriculadas e frequentando as Escolas Municipais do Ensino Infantil (Emeis) e qual o déficit de vagas nas referidas Escolas.
De Moisés Antônio de Lima, foi aprovado requerimento, solicitando ao Executivo, informações sobre os equipamentos adquiridos através do Governo Federal.
O vereador pergunta se os mesmos estão sendo usados no setor rural, estão sob a responsabilidade de qual Secretaria e quais medidas vêm sendo tomadas para melhorias nas estradas rurais.
De Ailton Lorensetti, subscrito por Rodrigo Parra, foi aprovada indicação solicitando ao prefeito para priorizar o uso das máquinas motoniveladora e pá-carregadeira, na manutenção das estradas rurais do município, que de acordo com os vereadores, estão intransitáveis.
Ambos os vereadores também tiveram indicação aprovada, solicitando ao prefeito, melhorias na estrada municipal José Mazoni. “Que tem um buraco enorme nas proximidades da Chácara Lecri, causando transtorno aos usuários e moradores de bairros adjacentes”, afirmam.
De autoria de Bertolini, foi aprovada a indicação, pedindo ao prefeito, estudos de parceria entre a administração municipal, Polícia Militar, Comad, órgãos e associações ligados à infância e juventude para realizarem um planejamento de combate ao tráfico de drogas e uso de entorpecente. “Sejam eles nas escolas municipais, estaduais e particulares, e também em praças públicas”, afirma Juliano.
Várias indicações apresentadas são de pedidos à Prefeitura, para realização de tapa-buracos e recapeamentos asfáltico em ruas danificadas pelas fortes chuvas. Compareceram na sessão, presidida por Francisco Rossi, os 13 vereadores do Legislativo.
ADMINISTRAÇÃO – A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Obras para tratar sobre a recuperação de pontes e estradas no município, segundo a secretária Patrícia Nascimento, praticamente 100% das estradas rurais apresentam problemas e a Secretaria está atendendo como pode. Afirmou também que tem muitos locais inacessíveis e há trechos onde é possível passar apenas parcialmente.
A reportagem percorreu no domingo alguns trechos do bairro rural Canta Galo, e por lá pôde ser notado uma passagem interrompida, que fica na divisa entre os municípios de Dracena e Junqueirópolis, sendo possível apenas com muita cautela o tráfego de pedestres, porque a tubulação de uma galeria pluvial foi destruída, tendo parte da tubulação levada pelas fortes chuvas. Em outro ponto, do mesmo bairro, não foi possível passar, porque a ponte de madeira que existia no local foi arrastada pela força das águas das chuvas.
Nos dois locais verificados não havia nenhum tipo de sinalização alertando para a interrupção do acesso, um perigo para quem possa transitar principalmente no período da noite.