Quando vamos escolher uma escola para nossos filhos temos que analisar vários fatores. O primeiro deles é o projeto pedagógico desenvolvido:- quais são seus objetivos e metas, como se pretende alcançá-los, a sistemática de avalição, a forma com que os conteúdos são desenvolvidos e se as individualidades são respeitadas.

Um fator muito importante a ser considerado é o corpo docente. Os professores devem ser qualificados e experientes. Um bom material utilizado por um professor sem experiência poderá não apresentar resultados desejados.
Temos que analisar também a estrutura física da escola. Cada vez mais devemos estar antenados com tudo que acontece lá fora. As salas de aula têm que ser amplas, bem ventiladas e arejadas. Com o calor que faz em nossa região torna-se impossível aulas em ambientes não climatizados.
Dependemos também de salas de recursos bem equipadas, laboratórios para diversas áreas, sala de informática com computadores funcionando bem, biblioteca atualizada para os cursos oferecidos, sala para uso múltiplo com projetores, televisores…
A área externa deve oferecer possibilidade para os alunos exercerem atividades de recreação:- campos de futebol, quadra coberta, parque infantil, quando atende alunos de pouca idade como primeiros anos do Fundamental I.
A escola deve desenvolver uma política de bom relacionamento. Tratar os alunos com atenção a seus problemas e tentar fazer com que todos se sintam bem no ambiente escolar é tarefa para professores e funcionários.
É interessante quando a família já teve aluno na escola para colher informações sobre tudo que ocorreu durante o período que passou por lá.
Cursos extra oferecidos também são importantes meios de proporcionar aos alunos uma educação mais completa. Podemos citar coral, aulas de robótica, aulas de outras línguas (espanhol, por exemplo) xadrez, futebol, dentre outras.
O custo da mensalidade da escola também tem que ser analisado para verificar se cabe dentro do orçamento doméstico. Sabemos também que bons profissionais tem que ser bem remunerados. Não podemos fazer economia às custas da educação de nossos filhos.
O que se aprende hoje pode facilitar ou prejudicar o aproveitamento em cursos futuros.

*Psicóloga e coaching de diversas empresas de São Paulo.