O município de Monte Castelo tem muito que comemorar. Segundo dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado ontem, 26, pela Revista Exame, a cidade localizada na microrregião de Dracena conquistou a 9ª posição no ranking de qualidade na Educação. No entanto, em uma escala de 0 a 10, o município teve um desempenho mediano: ficou com 5,7 pontos.
O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.
Considerando todas as redes municipais de ensino — público ou privado — onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), o país ainda deixa a desejar.
A nota geral do Brasil é de apenas 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10.
Ainda na região, se destacam o município de Junqueirópolis, que ficou em 20° lugar, com 5,6, e Tupi Paulista em 24° posição, também com 5,6.
O município bem colocado no ranking de qualidade foi Sobral (CE), que obteve o 1° lugar, com pontuação de 6,1 no índice IOEB. (Com informações da Revista Exame)