A jovem Ana Laura Zanardi tem muito que comemorar. Ela foi a única aluna da Diretoria de Ensino de Adamantina a se classificar na Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).
Com apenas 15 anos, Ana Laura foi uma dos 100 estudantes da Escola Estadual 9 de Julho que participou da Olímpiada, que teve início em agosto do ano passado. No entanto, o resultado só foi divulgado no último domingo, 13.
Segundo o professor da disciplina de Física, Diego Delovo Rossi, a jovem e mais um aluno foram classificados para a 2ª fase, que ocorreu em outubro do ano passado, e que incluía questões dissertativas, para resolver cálculos.
Apesar da pouca idade e por ser uma disciplina nova na vida da jovem, já que no ano passado estava estudando no 1° ano do Ensino Médio, ela se destacou entre os demais e obteve excelentes resultados.
Para se ter uma ideia, o aluno mais próximo da região a se classificar foi em Tupã. Ela receberá uma medalha de bronze, da comissão organizadora da olímpiada.
A Olimpíada envolvia estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio de diversos municípios do país.
Ana Laura que pretende cursar biomedicina ficou surpresa com o resultado e afirmou que pretende participar de novas olímpiadas. Ela também elogiou a forma didática que ocorrem as aulas, através do professor Diego.
Já para ele, tudo não passou do esforço e dedicação da aluna. “Foi uma grande conquista, até mesmo para escola que até então nunca tinha tido um aluno que foi tão longe nessa olimpíada”, disse.
A participação na OBFEP não foi obrigatória.
Diego salientou que em breve novos alunos poderão estar participando desta Olímpiada e que esta é uma grande oportunidade para testar os conhecimentos em física.
A cerimônia para entrega das medalhas aos ganhadores ocorrerá em abril em data e local ainda a ser definido.
OLÍMPIADA – A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT aconteceu em 2012, 2013, 2014 e 2015 em nível nacional, e acontecerá em 2016, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.
As inscrições para participar da Olímpiada ocorrerão de 25 de março a 27 de maio através do portal: www.obfep.org.br.