Nos próximos dias 13 e 14 de abril, alunos das 5 mil escolas da rede de ensino participarão da primeira eleição unificada dos grêmios estudantis. O objetivo da ação da Secretaria da Educação do Estado é garantir que todas as unidades elejam, de forma democrática, representantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A posse das chapas vencedoras está marcada para o dia 15. A lista de legislações está disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).
As equipes candidatas de cada escola deram início às campanhas. O período que se estende até a véspera das eleições é reservado aos estudantes para apresentar propostas e projetos de melhoria da unidade de ensino. Na rede estadual, boa parte das agremiações mantêm ativa a distribuição de jornais, além de programas de rádio e páginas na internet.
Outro dever dos grêmios é promover o diálogo entre os estudantes e equipes gestoras das escolas. Eles são os porta-vozes em reuniões de planejamento e em tomadas de decisões que envolvem toda a comunidade escolar. Hoje, mais de 3.500 unidades já possuem grêmios. A intenção da Secretaria é que chegue a 100% da rede.
MANUAL AUXILIA ESTUDANTES – Além do calendário completo do processo eleitoral, o Portal também colocou à disposição a lista de legislações referentes aos grêmios nas escolas da rede e um manual elaborado pelo Instituto Sou da Paz. O material reúne informações como a história do movimento estudantil no Brasil, modelo de estatuto e atas e a importância da participação da comunidade.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo