Ter cuidados com a saúde é fundamental para todos, e as mulheres precisam estar atentas às diferentes fases do desenvolvimento de seu corpo e metabolismo.
De acordo com a ginecologista e obstetra Luci Carla Pereira Cuchereave, a prevenção é a melhor forma de manter a saúde em dia, por isso a visita regular ao médico é imprescindível. Ela explica que a mulher deve se consultar com um ginecologista, a partir da primeira menstruação e antes do início da vida sexual. Nesse primeiro contato, as meninas serão orientadas sobre ciclo menstrual, higiene íntima correta, vacinação contra HPV, métodos contraceptivos e a maneira correta de fazer o autoexame das mamas.
Uma vez iniciada a vida sexual, é necessário realizar o exame preventivo, mais conhecido como Papanicolau, que ajuda a identificar o câncer de colo de útero o mais rápido possível, e a ultrassonografia transvaginal anualmente.
Na fase adulta, além desses procedimentos, a realização da ultrassonografia das mamas e de exames laboratoriais para avaliar as funções hormonal, hepática e a urina são necessárias. Especificamente, no caso das mulheres que desejam engravidar é realizada a consulta pré-concepcional para atualizar as vacinas, solicitar mais exames, esclarecer as dúvidas e planejar a gestação. “Cada gestante é única e acompanhamento é individual”, ressalta a ginecologista e obstetra.
Somados aos exames já realizados nas outras faixas etárias, a partir dos 40 anos, é preciso incluir a mamografia. E na faixa dos 50 anos, quando a maioria das mulheres inicia o período da menopausa, acrescenta-se a densitometria óssea para detectar a osteoporose.
Ainda de acordo com a médica Luci Carla, os exames de rotina são necessários para acompanhar, prevenir e tratar possíveis enfermidades.