Começa hoje, 20, à 1h30, o outono em todo hemisfério sul. A estação é caracterizada por noites mais longas que os dias.
Entre os fenômenos típicos desse período estão às mudanças bruscas de temperatura, a diminuição da umidade do ar e também a redução do volume médio de chuva na região sudeste do Brasil.
No outono ocorre também a mudança na coloração das folhas das árvores. É também durante esta estação que as massas polares mais fortes e mais extensas começam a chegar ao Brasil, com força suficiente para causar baixas temperaturas também no sudeste.
A estação mais quente do ano que acaba de chegar ao fim e surpreendeu a todos nos últimos meses devido o alto acumulo de água, registrou uma queda de 25,64% da chuva do que no ano passado quando ocorreram 745.4 mm durante o verão. Somente na última estação foram 554.8 mm em Dracena, segundo dados coletados pelo Jornal Regional através da estação climatológica do campus experimental da Unesp. Lembrando que a Unesp está localizada na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros SP-294.
Apesar do verão deste ano ter ficado atrás do último em quantidade de chuvas, é possível observar a melhora nas pastagens e colheita de diversas culturas.
Neste ano, o verão surpreendeu. Desde janeiro, a estação climatológica da Unesp registra alto volume de chuva. A maior delas ocorreu no mês de janeiro, com um acumulado de 211 mm no período, seguido por dezembro (122.2 mm), fevereiro (207.2) e março com apenas 14.4 mm.
Esses dados são bastante importantes, levando em consideração que com o retorno das chuvas, vários reservatórios de água, principalmente os da capital paulista voltaram a subir. Rios da região chegaram até mesmo a transbordar com o alto volume das chuvas no início deste ano.
A temperatura também esteve alta neste verão, mas não tanto quanto a do ano passado quando foram registrados acima dos 40°C. Neste último verão, os termômetros chegaram a 36.7°C no dia 26 de janeiro e a mesma temperatura foi anotada no dia 14 de fevereiro.
Já março, devido à aproximação da mudança de estação, registrou a menor temperatura da época, 14.9°C no último dia 13.
Segundo meteorologistas, a intensidade dos temporais esperados para o fim de março e começo de abril não será superior às chuvas que caíram no final do mês passado no litoral do Estado.
O outono é uma estação de transição, sendo normal, no começo da estação, dias de mais calor. A temperatura cai gradativamente com o avanço das semanas.
A temperatura máxima superará a casa dos 36°C, ainda até a próxima terça-feira, 22.
NOVA ESTAÇÃO – O Outono inicia-se à 1h30 de hoje. Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões sudeste e sul.
Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do país, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das regiões norte e nordeste e no leste do nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do país, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm. Nas regiões sul, sudeste e parte da região centro-oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12°C a 18°C, chegando a valores inferiores a 10°C nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18°C e 28°C. Nas regiões norte e nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22°C, e a máxima variando entre 30°C e 32°C.