Mais uma vez o laboratório de análises clínicas do Consórcio Intermunicipal (Cisnap) ganhou destaque pelo trabalho desenvolvido na “Campanha de Busca Ativa de Tuberculose” em março deste ano. A unidade, que foi reconhecida pelo Instituto Adolfo Lutz pela eficiência de 100% em acertos nos exames de tuberculose nos anos de 2015, 2014 e 2013, também foi reconhecida neste ano de 2016. As informações são da diretora técnica de serviço da Saúde, Rosely Maria Verzegnossi.
MAIS EXAMES – O laboratório de análises clínicas realiza exames de urina, fezes e secreções, sangue (triglicerídeos, glicose, colesterol, hepatites B e C, HIV), tuberculose e hanseníase dos 12 municípios gratuitamente em razão vigência do Consórcio.
Também são coletadas amostras de materiais dos pacientes dos municípios participantes do Consórcio para realizar os seguintes exames: dengue, meningite, hantavirose, leishmaniose, tuberculose, H1N1 e leptospirose. As amostras são acondicionadas e enviadas para o IAL em Presidente Prudente.
Além disso, o laboratório realiza exames de citopatologia, como os exames preventivos, mais conhecidos como Papanicolau. Os municípios (incluindo uma penitenciária feminina) enviam o material coletado para a análise. O responsável pelos exames de Papanicolau é o médico patologista Talel Salle e a bióloga responsável é Viviane de Matos Santos.
CISNAP – O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista é composto por 12 municípios (de Panorama a Flora Rica) e possui 16 funcionários.
O Cisnap também mantém o serviço de transporte (ônibus) de pacientes de oito municípios para tratamento em Bauru, Jaú e Marília.
Desde 2013, o Cisnap tem como presidente o prefeito José Antonio Pedretti e como diretor-administrativo Fernando Zanoni, ambos regularizaram pendências administrativas que existiam no Consórcio.
A sede está instalada na rua Espírito Santo nº 20, bairro Metrópole. O telefone é 3821-3266.