O município de Pacaembu comemora hoje, 2, 67 anos de emancipação político-administrativa. E para comemorar a data, a Prefeitura e a Secretaria de Cultura preparam diversas atrações para população pacaembuense.
Ontem, 1°, estava previsto desfile cívico na avenida Vereador José Gomes Duda, com participação das escolas, entidades e clubes de serviços do município. Após o desfile, show com a banda ‘Somos Iguais’, do estado do Paraná.
Hoje, às 9h, haverá o tradicional ato cívico com hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional, bem como, a participação do Grupo de Taikô de Dracena, no Espaço Recreativo ao lado do Ginásio de Esportes.
Amanhã, 3, será celebrada missa solene ao aniversário da cidade, às 19h na Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Na programação, está prevista para a próxima segunda-feira, 4, a apresentação da Orquestra Municipal de Tupã ‘Maestro Júlio de Castro’, no Espaço Recreativo, a partir das 20h30.
No dia 5 (terça-feira), ocorre Teatro de Rua ‘Hoje tem espetáculo’, com o Grupo Rosa dos Ventos de Presidente Prudente, às 20h, no Jardim Municipal “Avamor Berlanga Mugnai”.
Encerrando as atrações culturais, no próximo dia 15 (sexta-feira) haverá na Danceteria Night, espetáculo de teatro com o tema ‘Angústia’ com os Mênades & Sátiros, de Presidente Prudente.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2015, Pacaembu possui população estimada de 13.961 habitantes. Em 2010, esse número era de 13.226. A cidade de Pacaembu originou-se a partir do avanço da Companhia Paulista de Estrada de Ferro rumo ao Rio Paraná, por volta de 1925, quando foram plantadas lavouras que atraíram um maior número de agrupamentos humanos para o Oeste Paulista. Em consequência, foram surgindo núcleos urbanos, como os povoados de Sumatra, Iracema, Vila Pires, Guaraniúva, Esplanada, Marajoara e Jardim Marajoara, próximos entre si.
Sumatra, o mais antigo, foi fundado pelos irmãos Senise; Iracema pelos irmãos Cavichioli, enquanto que Guaraniuva teve como fundador Oswaldo Flácio Teixeira. Este apresentava a maior concentração de habitantes e maior índice de progresso, sendo elevado a Distrito de Paz, pertencente ao município de Lucélia, em novembro de 1944.
Com isto, surgiu uma competição de progresso e desenvolvimento entre a sede e a povoação de Esplanada, cujo proprietário, a firma Teixeira, Souza e Pereira, loteou em quadras. Seu progresso foi tão rápido que ultrapassou o desenvolvimento da sede do distrito.
Em 1948, levando-se em consideração que as duas povoações, Guaraniuva e Esplanada, estavam próximas e interligadas, o Governo Estadual elevou-as a município e seu nome foi mudado para Pacaembu, de origem indígena (paca-yembú) que significa arroio das pacas. Sua instalação ocorreu no dia 2 de abril de 1949.
A cidade é atualmente administrada por Maciel Corpa e pelo vice Adão Viscardi. O presidente da Câmara Municipal é Nelson José dos Santos.