Alguns pontos do Oeste Paulista foram atingidos por chuva de granizo na madrugada e manhã desta segunda-feira (30). Moradores de Presidente Venceslau, Caiabu e de Teçaindá, distrito de Martinópolis, registraram a ocorrência do fenômeno. Não houve estragos nos locais afetados pelo granizo.
Conforme o climatologista, Wagner Camarini, a chuva de granizo ocorre devido a áreas de instabilidade na atmosfera. “Essas áreas provocam um movimento de convecção e formam o granizo. O fenômeno ocorre em pontos isolados, dificilmente afeta grandes espaços”, explicou.
Segundo Camarini, o registro de chuva de granizo não é tão comum na região durante o período do outono, porém pode acontecer. “Geralmente no Oeste Paulista, a ocorrência maior é no final do inverno e início da primavera. Embora não seja comum nessa época, o granizo também pode ser registrado, pois ocorre em pontos isolados”, completou.
O climatologista afirmou que para os próximos dias, o tempo deve continuar nublado e com a possibilidade de pancadas de chuvas a qualquer hora do dia. Ainda conforme Camarini, não há mais previsão de ocorrência de granizo na região para esta semana.