As 3,6 mil escolas que atendem ao Ensino Médio na rede estadual de São Paulo já se preparam para a edição 2016 do Enem. Na próxima segunda-feira, dia 9, começam as inscrições do exame nacional. A expectativa é que 1,6 milhão de alunos de São Paulo participem do processo. Para auxiliar os estudos, as unidades estão programando “mutirões” com intuito de reforçar o conteúdo das disciplinas exigidas na prova.
A principal ferramenta é o próprio currículo oficial do Estado (caderno do aluno e material do professor). Além disso, as equipes gestoras vão aplicar provões até novembro. A ideia é reunir questões de edições anteriores do Enem e também dos vestibulares. Outra opção, no caso online, é o Cursinho Pré-Universitário da Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado) -aberto 24 horas por dia a estudantes da rede.
Nas escolas de período integral o reforço vem também na área diversificada do programa. Nas aulas de “preparação acadêmica” são realizadas atividades em grupos. Na Escola Estadual Teotônio Alves Pereira, por exemplo, o dia dedicado ao Enem é sexta-feira. Vídeo-aulas, infográficos e games fazem parte das estratégias adotadas pelos professores da unidade.
Incentivo às inscrições
Para garantir que nenhum aluno perca o prazo de inscrições (que segue até 20 de maio), as escolas também estão organizando cadastros coletivos nas salas do programa Acessa Escola. Na Escola Estadual Professor Alberto Salott, os estudantes também recebem orientações sobre o exame que garante o acesso à maioria das universidades públicas do Brasil.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo