Um grande foco de incêndio teve início ontem, 5, por volta do meio-dia, nas imediações da vila Lucélia, próximo à zona urbana de Dracena. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado por volta das 14h e atingiu de três a quatro alqueires de pastagens,equivalente a cerca de 80 mil metros quadrados.
Segundo o subtenente Dias, dos Bombeiros, explicou que foram deslocadas ao local duas guarnições e todo o efetivo da corporação que estava em serviço. “Há residências nas proximidades e a prioridade foi evitar que o incêndio chegasse a essa área de risco, fazendo aceiros e ao mesmo tempo combater o foco, uma vez que ventava na hora e as chamas se propagavam com rapidez”, informa. O foco provocou muita fumaça que chegou às residências.
A causa do fogo não havia sido detectada até o começo da tarde, mas o subtenente reforça orientações à população neste período de estiagem para prevenir contra incêndios. “Principalmente nas rodovias, os condutores devem ter cuidado para não jogar bitucas de cigarros nas margens das estradas que neste tempo seco podem provocar incêndios em vegetações com facilidade”, explica.
Os perigos do fogo à beira das rodovias, conforme Dias, vão desde as fumaças que atrapalham a visibilidade dos motoristas e podem causar problemas na saúde. O período crítico das queimadas vai de maio a outubro, época da estiagem.
Trabalharam no controle do incêndio ontem, o subtenente Dias, sargento Sivieri, cabos Gerson e Yuri e soldados Elder, Torres e Rigazzo.