Na noite do último dia 18, aconteceu no Anfiteatro Ramez Tebet, em Brasilândia (MS), o 2° Concurso Cultural de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, evento este que marca o dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Creas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho Tutelar com o apoio do Cras.
O 2° Concurso Cultural de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente foi proposto com a finalidade de oportunizar as unidades escolares o debate da temática Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os alunos brasilandenses participaram nas modalidades: desenhos, cartazes, história em quadrinhos, redação e teatro. A comissão julgadora, formada pelos colaboradores: Sonia Chagas (Ministério Publico), Rodrigo Camapum (delegado de Polícia), soldado Bruno (Polícia Militar) e Lincoln Cangussu (Poder Judiciário), foram surpreendidos com a desenvoltura e criatividade que os alunos trabalharam a temática. Ao final, os trabalhos foram classificados, alunos e professores das Escolas Municipais: Paulo Simões Braga, Arthur Hoffig e Antonio Henrique Filho foram premiados pelas produções apresentadas.
Ainda, o evento contou com apresentações artísticas de crianças e adolescentes: FAMBRA – sob a coordenação do maestro Vagner, apresentações de dança pelos alunos da Apae, e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O evento contou com a participação do prefeito Jorge Diogo, vereadores, autoridades do município, secretários municipais e a população brasilandense.