Está previsto para terminar nesta sexta-feira, 20, a campanha nacional de vacinação contra gripe no País. No entanto, o munícipio de Dracena até ontem, 18, continuava sem as doses da vacina para imunização do público-alvo.
Muitas pessoas estão procurando o Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), esta semana, mas estão voltando para casa sem serem imunizadas.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde era receber 15 mil doses da vacina, enviadas pelo Governo do Estado, porém até a quinta-feira da semana que passou, o total de doses que o município recebeu foi de 12.300.
Segundo dados da Saúde local, até o momento já foram vacinados 5.825 idosos, o que corresponde a 80,75%, superando a meta de 80%. Também foram vacinadas crianças – 63,70%; gestantes – 44,82%; trabalhadores da saúde – 62,28% e puérperas – 85,96%. A Secretaria não forneceu a quantidade exata desses públicos, apenas a porcentagem. O número também dos doentes crônicos imunizados também não foi divulgado.
A Secretaria de Saúde acredita que nova remessa de vacinas chegue a Dracena até amanhã, 19, para que após seja concluída a campanha.
O município tem 20 casos suspeitos do vírus H1N1 e um caso confirmado pela rede pública. A confirmação trata-se de uma mulher de 72 anos, que ficou internada na Santa Casa local, porém já se recupera em casa. O exame foi coletado no dia 29 de março, porém o resultado foi apresentado somente nesta segunda-feira, 16, para a Secretaria Municipal de Saúde pelo Instituto Adolfo Lutz.