A campanha nacional de imunização contra a gripe H1N1 termina nesta sexta-feira, 20. Segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Brasilândia (MS) até essa quarta-feira, 18, a meta nacional de 80% de pessoas do público-alvo foram vacinadas. Na tarde deste mesmo dia as pessoas do grupo de risco da zona rural também foram imunizadas.
A secretária de Saúde, Ivony Pereira relata que: “Nesse período de avanço do vírus H1N1 no município até o presente momento não teve nenhum registro da gripe. É importante ressaltar que, além da vacinação, a população precisa adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe”, disse.
Medidas simples como: Lave as mãos com frequência. Superfícies como maçanetas de porta, por exemplo, podem estar contaminadas e as mãos levam os vírus para as mucosas da boca ou dos olhos da pessoa susceptível. Gripe passa, sim, pelas mãos.
Ventile os ambientes. Especialmente se estiver em veículos com outras pessoas. Vale mais sentir frio do que pegar gripe. Lave as mãos todas vez que chegar em casa. Evite coçar os olhos ou colocar as mãos na boca. Lave as mãos com frequência.
Quando tossir, tape a boca com o antebraço e não com as mãos. Tome mais água que o habitual, coma saudável, durma bem e pratique esportes.
Receberam a dose crianças com idade entre 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.