Os compactos up! e Fox da Volkswagen acabam de estrear uma nova série especial. Batizada de Run, a nova versão chega com apelo ao público jovem, devido a uma série de adereços no visual e no acabamento interno, além de ressaltar a “relação custo-benefício dos modelos”, com lista de equipamentos recheada, de acordo com a marca. O up! Run tem preço inicial de R$ 44.370, enquanto o Fox Run parte de R$ 53.040.
O novo Volkswagen up! Run tem como base a versão move up!, com carroceria de quatro portas, e se diferencia por adesivos laterais com o nome da variante especial, capa dos retrovisores com pintura na cor preta, faróis e lanternas de neblina e rodas de liga-leve de 15 polegadas com desenho “São Paulo” na cor cinza escurecido (com pneus 185/60 R15 de baixa resistência à rodagem).
Por dentro, há colunas e teto revestidos na cor preta, apliques pretos alusivos à versão, tapetes de carpete e revestimento em couro no volante (este com aplique em preto brilhante), alavanca de câmbio e freio de estacionamento.
Há ainda bancos com revestimento exclusivo, com tecido inspirado no design de calçados e vestuários esportivos e nomenclatura da versão, além de apliques nas laterais com fios na cor prata e faixa central com material refletivo, muito utilizado em tênis, camisetas e agasalhos para corrida noturna.
Entre os itens de série, o up! Run dispõe de direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricas, volante com ajuste de altura, chave do tipo canivete com controle remoto, computador de bordo, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12V no console central e preparação para som.
Como opcional, a marca dispõe do pacote “Run completo”, que inclui sensores traseiros de estacionamento “Park Pilot” e sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters.
O up! Run é equipado com o motor 1.0 litro flex aspirado de três cilindros, que rende 82 cv de potência com etanol e 75 cv com gasolina e torque de 10,4 kgfm e 9,7 kgfm, respectivamente, com câmbio manual ou automatizado i-Motion, ambos de cinco marchas.
A novidade estará disponível em cores três sólidas (branco Cristal, vermelho Flash e preto Ninja) e duas metálicas (prata Sírius e azul Lagoon).
O Volkswagen Fox Run, por sua vez, é baseado no modelo Comfortline com motor 1.6. O hatch traz faixas laterais com a inscrição “Run”, grade dianteira tipo colmeia em preto brilhante, faróis com máscara negra, adesivo preto na região da placa traseira, lanternas traseiras escurecidas, retrovisores na cor preto Ninja e rodas de liga-leve de 15 polegadas com desenho Turim.
Por dentro, as novidades se resumem a revestimento do teto e painel escurecidos, volante e alavanca de câmbio em couro, tapetes de carpete e bancos com revestimento exclusivo (o mesmo do up!) e inscrição “Run” nos encostos dianteiros.
Nos equipamentos, há ar-condicionado, sistema multimídia Composition Touch com MirrorLink e tela sensível ao toque de cinco polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alarme keyless, trio elétrico, faróis e lanternas de neblina e computador de bordo I-System.
Como opcional, a VW dispõe de câmera de ré, teto solar elétrico, sistema multimídia Composition Touch (com App-Connect) ou Discover Media (com App-Connect e navegador por satélite), rodas aro 16 com pneus 195/50 R16 e módulo Técnológico, que inclui controlador eletrônico de velocidade, sistema coming&leaving home, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.
O motor do Fox Run rende até 104 cv e está disponível com câmbio manual ou I-Motion. O carro tem cinco opções de cores, sendo três sólidas (branco Cristal, vermelho Tornado e preto Ninja) e duas metálicas (prata Sargas e azul Silk).