Nos últimos dias 7, 8 e 9 deste mês, o Exército Brasileiro da 2ª Companhia de Infantaria do pelotão de Três Lagoas (MS), esteve presente no município de Brasilândia (MS) realizando ação civil social intitulada como ‘Todos contra a dengue’.
Durante o período em que estiveram na cidade, o Exército ministrou palestras para alunos da rede pública de ensino e conscientizou a população da importância de combater o mosquito Aedes aegypti.
A população brasilandense aderiu à campanha, colaborou e abriu as portas de sua residência na última quinta-feira, 9, para os agentes de saúde acompanhados dos soldados do exército que levarem mais informações preventivas e recolher o lixo acumulado geradores de larvas do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
O prefeito Jorge Diogo acompanhou toda a ação e movimentação feita pelo Exército com auxílio das secretarias do município e ajuda dos servidores públicos municipais que não mediram esforços para colaborar nessa força tarefa. Ele enfatizou que: “Essa ação proposta que aconteceu em nosso município juntamente com o Exército Brasileiro foi extremamente importante e relevante para a nossa população. Sabemos que o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças, causa danos muitas vezes irreparáveis, temos que ser conscientes e manter nossa cidade longe dessas doenças e essa força tarefa somada com a união de nosso povo fará toda a diferença. Obrigado a todos que fizeram parte desse momento e vamos continuar nesse intuito, todos contra a dengue”, finalizou o prefeito.
Seguem alguns métodos de cuidados gerais para que a população brasilandense fique atenta e previna-se contra o mosquito e suas doenças.
PREVENÇÃO – Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, ao vestir com roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas. Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
Tampe os tonéis e caixas d’água. Mantenha as calhas sempre limpas. Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo. Mantenha lixeiras bem tampadas. Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia. Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais. Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
CUIDADOS – Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento. Não tome qualquer medicamento por conta própria.
Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.