As férias escolares estão quase chegando e você ainda está em dúvida onde passar alguns dias de descanso?! A atual crise econômica que se instalou no País deixou muita gente desanimada para gastar. Mas a verdade é que a correria do dia a dia e o estresse acumulado, juntos são ótimos aliados para investir numa viagem e renovar as energias e retornar as atividades com mais ânimo.
De acordo com a vendedora da Luciano Turismo, Aline Brizola Petrucci, os destinos mais procurados para esta época do ano têm sido para Bariloche, Santiago e Buenos Aires, onde além de ser estação de inverno os preços estão bem mais atrativos.
Já os passeios nacionais, os prediletos dos paulistas são para o nordeste, como Porto Seguro (BA) e Jericoacoara (CE).
Aline ressalta que para que a viagem ocorra sem nenhum imprevisto, muitos se programam com até 3 a 4 meses de antecedência e que assim é possível fechar pacotes com preços bem mais acessíveis.
Francisco Ferraz Caldas, proprietário da Xik Tour Turismo, conta que muitos brasileiros ficaram temerosos com a situação financeira, mas que agora já estão mais tranquilos.
Para as férias de julho há grupos saindo para conhecer as belezas do Sul, em Gramado, entre os dias 12 a 17 de julho. Caldas ressalta que foram vendidos 22 lugares exclusivos para o Festival de Inverno, programado para ocorrer nesta data.
Para aqueles que não quiseram poupar e desembolsaram um pouco a mais, a procura neste período também foi para luxuoso cruzeiro no Caribe, durante sete dias.
No entanto, Caldas pontua que a crise econômica, assim como todos os setores, também afetou o de turismo. E isso vem sendo refletido nas férias de julho, com uma queda de até 30% comparada com o mesmo período do ano passado.
Ele cita que para as férias escolares é muito comum vender pacotes para Orlando, nos Estados Unidos, sendo que em 2015 foram vendidos 46 pacotes, enquanto que neste ano esse número não ultrapassou 26. “A cotação do dólar cada vez mais alta acaba atrapalhando o setor”, diz.