A Câmara Municipal fará a entrega, na sessão de segunda-feira, 20, de Título de Cidadão Honorário de Dracena ao professor doutor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade dracenense e região na área educacional.
A homenagem a ser concedida teve a iniciativa dos vereadores Rodrigo Castilho Soares, Milton Polon e Luiz Rodrigues Coelho, autores do Projeto de Decreto Legislativo n.° 02/2015, que teve aprovação unânime dos vereadores.
O HOMENAGEADO – Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo nasceu em Jaboticabal (SP), aos 23 de abril de 1965. Com 19 anos ingressou na Escola Superior de Agricultura de Lavras em Minas Gerais e diplomou-se engenheiro agrônomo em 1989. É mestre e doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras e pós-doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, todos voltados para o setor canavieiro.
No decorrer de sua experiência profissional, se dedicou como professor de Ensino Médio, cursos pré-vestibulares e universidades. Em 2000, publicou com a Editora Abril, a “Coleção Vestibular Aprender Agora é Show”, com músicas dedicadas ao público estudantil. Sua finalidade era oferecer um material paradidático aos vestibulandos e vendeu cerca de 100 mil cópias por todo o Brasil.
Em agosto de 2003, ingressou na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus de Dracena, para exercer, além da docência e pesquisa, a função de coordenador de implantação do campus local e coordenador do curso de Zootecnia.
Foi um dos responsáveis pela vinda da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), projeto que desde 2008 é desenvolvido em parceria com a Fundec (Fundação Dracenense de Educação e Cultura) e com a Prefeitura de Dracena com o objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos em diversas áreas do saber.
Em 2009, foi eleito vice-coordenador executivo e em 2013 foi eleito como coordenador executivo da Unesp – campus de Dracena, cumprindo, dessa forma, sua missão junto à comunidade.