Os vereadores fizeram a entrega na sessão de segunda-feira, 20, de Título de Cidadão Honorário de Dracena ao professor doutor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade dracenense e região, na área educacional. A homenagem teve a iniciativa dos vereadores Rodrigo Castilho Soares, Milton Polon e Luiz Rodrigues Coelho, autores do Decreto Legislativo n.° 20/2015, e foi aprovado por unanimidade.
A sessão foi presidida por Francisco Rossi, que convidou para compor a mesa principal o prefeito José Antonio Pedretti e pessoas importantes na vida do homenageado.
O vereador Milton Polon discursou exaltando a trajetória pessoal e profissional do professor. Sob aplausos, foi entregue o Título de Cidadão Honorário.
O professor Paulo Figueiredo agradeceu aos vereadores, citando o nome de cada um, destacando que todos sempre foram muito atenciosos com ele e com as questões pertinentes à Unesp. “Não tenho outro sentimento que não seja gratidão pelo título que hoje recebo que tanto brilha na minha história, e que os senhores foram responsáveis”.
No transcorrer da fala dele, exaltou o apoio que a Unesp teve da Câmara Municipal desde 2003, citando os nomes dos vereadores de cada legislatura.
Relembrou momentos críticos em 2005, quando a unidade de Dracena passou por dificuldades, contando com a ajuda do município para a manutenção. Com o apoio da administração e do Poder Legislativo Municipal, foi possível reerguer e fortalecer a universidade.
Lembrou ainda que em 2008 foi necessário que a Prefeitura e a Câmara autorizassem os gastos do campus de Dracena. Segundo ele, esteve no Legislativo para explicar como seria todo o processo e, após vários questionamentos, os vereadores entenderam e apoiaram a universidade, permitindo que ela se desenvolvesse ainda mais.
Contou também que em no ano de 2009, o Poder Executivo encaminhou à Câmara que, prontamente, aprovou a doação de um terreno nos fundos da unidade, o que levou o reitor a desonerar o município de arcar com os custos do campus, que começou a caminhar de forma mais independente, a partir daí.
Apaixonado por Dracena, disse que se encantou com a cidade desde a primeira vez que aqui chegou, para prestar o concurso público. Afirmou que tudo lhe agradava e que aqui fez grandes amigos. Declamou partes que o emocionam do Hino a Dracena, encerrando assim seu discurso, sendo aplaudido por todos, de pé.
Também fez o uso da palavra o prefeito José Antônio Pedretti. O presidente da Câmara, Francisco Rossi, encerrou a sessão com o Hino à Dracena.
Os requerimentos e indicações que seriam apresentados nesta sessão serão apresentados na 22ª sessão ordinária, a última antes do recesso do mês de julho.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Câmara Municipal de Dracena