A cidade de Junqueirópolis comemora amanhã, 13, aniversário de 71 anos de fundação, com diversas atividades para marcar as festividades.
Hoje, 12, a partir das 9 horas, ocorre a 2ª Copa Cidade Verde de MTB, com largada de ciclismo no recinto da Aceruva. Já às 14h, haverá o 15° Festival da Música Sertaneja Raiz, na Casa da Cultura.
Amanhã, às 9h, apresentação cívica das escolas e entidades no Ginásio de Esportes ‘Cícero Gomes’. Às 11h30, almoço por adesão no JEC (Batayaki). No período da noite, às 18h, procissão e missa do padroeiro Santo Antônio, com saída da Praça do Centenário.
Na terça-feira, 14, às 19h, apresentação do Projeto Guri, no salão nobre da Biblioteca Municipal. No sábado, 18, às 9h, haverá o 2° Torneio Poli – Tênis de Mesa Cidade Verde, no Ginásio de Esportes ‘Cícero Gomes’; às 19h, ocorre festa de Santo Antonio, no recinto da Aceruva. No dia 19 (domingo), às 8h, Torneio Regional de Gatebol, no campo Akira Ueda; também às 8h, ocorre o 1° Torneio de Futebol Society da Amizade, categoria Livre e Master, na Associação Atlética Banco do Brasil, com organização da AABB e CME; às 9h haverá o 3° Torneio de Damas Regional, no CCI.
No próximo dia 25 (sábado), às 15h, Café Colonial, no JTC com realização do Lions Clube. E encerrando a programação especial de aniversário, no dia 26 de junho, às 8h30, ocorre a 5ª Etapa da Liga Regional de Atletismo, no Estádio Municipal Rafael Capelli.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2015, Junqueirópolis possui 20.066 habitantes. Em 2010, esse número era de 18.726.
Localizado entre os rios Aguapeí e do Peixe e limitado no oeste pelo Ribeirão Nova Palmeira, o território de Junqueirópolis foi adquirido por seu fundador, Álvaro de Oliveira Junqueira, paulista de Cravinhos, do antigo proprietário de imensas glebas no espigão Aguapeí-Peixe, o coronel Elisário Ramos.
Iniciada a povoação em torno de um pequeno centro, com um botequim e poucas e precárias casas, logo passou a atrair novos moradores pela fertilidade dos solos próprios para a cafeicultura e pela abundância de madeiras de lei extraídas das matas derrubadas.
Oficialmente, a fundação ocorreu no dia 13 de junho de 1945, quando foi erguido um cruzeiro de madeira sob a invocação de Santo Antônio de Pádua.
O distrito de Junqueirópolis, cujo nome constituiu desde o início uma homenagem ao seu fundador, foi criado juntamente com a elevação a município, em dezembro de 1948.
A cidade é atualmente administrada por Hélio Furini e a vice Nair de Souza. A Câmara Municipal é composta por nove vereadores tendo como presidente Miguel Claudio Batista.