A cidade de Adamantina comemora nesta segunda-feira, 13, seu aniversário de 67 anos, e a população poderá conferir programação diversificada de atrações.
Hoje, 12, a partir das 17h, na Estação Recreio, ocorre show de aniversário promovido pelo Grupo Joia. O evento é gratuito e terá mais de 20 atrações musicais, com destaque para a banda de pagode Estilo Atrevido, que fará apresentação ao vivo.
Entre as atrações confirmadas estão Erick e Leo; Marquinho Guerra; Mariana e Mateus; Lucas Bettar; Trio Violada; Bruno Nassy e Thiago; Roberto Viola e Christiano; David e Guilherme e, Marco Túlio e Adriano.
O público concorrerá ainda prêmios oferecidos pelo comércio adamantinense, como sofá, TVs, bicicletas e vale-compras. Para concorrer basta fazer compra de qualquer valor no Supermercado Godoy e depositar o cupom na urna que fica no estabelecimento.
Amanhã, data do aniversário, a partir das 9h, no Parque dos Pioneiros, acontecerá a Corrida e Caminhada dos 40 anos do Posto de Bombeiros de Adamantina. Já a partir das 17h, na Praça Élio Micheloni, com a participação de aproximadamente 40 entidades, órgãos, grupos e associações ocorre desfile cívico. A concentração e início será no Posto de Bombeiros em direção à Praça Élio Micheloni, pela avenida Adhemar de Barros, com a Banda Marcial de Adamantina (BAMAD) iniciando o desfile e terminando com a solenidade que conterá apresentações do Coral da FAI e da Banda do Exército de Lins.
No próximo sábado, 18, às 20h30, no Anfiteatro da Biblioteca, acontecerá o Encontro de Capoeira dos “Filhos da Barra”, sob a coordenação do Curumin (Rafael Gomes Inácio). No dia 22, às 19h30, acontecerá a palestra “#MulheresSeAmem”, com a palestrante e escritora Euzi Silva, colaboradora do Livro Planejamento Estratégico para a Vida, com o capítulo “Superação: Uma eterna batalha”. No dia 25, as companhia A Dita Cuja e Teatro de Caixeiros, desembarcam em Adamantina para apresentar o espetáculo “Viajantes”, às 20h, na Praça Élio Micheloni, pelo ProAc. No período da manhã, às 9h, no Anfiteatro da Biblioteca, realizarão uma oficina de teatro dentro da proposta do espetáculo, aberta a toda população.
Encerrando a programação, no dia 26 deste mês, domingo, às 20h, no Anfiteatro da Biblioteca, acontecerá a primeira exibição do curta-metragem “Flores Secas” em Adamantina, dirigido pelo jornalista Acácio Rocha. O projeto foi contemplado pelos editais ProAc no ano de 2014. Além da exibição da obra, haverá um bate-papo sobre a temática do envelhecer gay, coordenado pelo próprio diretor. Toda a programação é gratuita e aberta à população.
IBGE – Segundo o Censo do IBGE de 2015, Adamantina possui população estimada de 35.048 habitantes. Em 2010, esse número era de 33.797.
Em 1937 a Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização – CAIC iniciou a colonização das terras de propriedade da companhia canadense Boston Cattle Company, compreendidas no espigão do Feio-Aguapeí, ao longo do prolongamento da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Foram abertas várias estradas de penetração e, dois anos depois, a CAIC procedeu à derrubada de 40 alqueires de matas, para formação do patrimônio. Coube ao superintendente da colonizadora, Mário F. Olivero, a construção do primeiro prédio.
O Topônimo Adamantina seguiu critério adotado pela Ferrovia, de nomear suas estações em ordem alfabética, iniciando na localidade, uma nova sequência.
Até 1946, todavia, o progresso do povoado foi reduzido, de certa forma, prejudicado pela criação do município de Lucélia, a 8 quilômetros de Adamantina, para onde afluiu maior número de povoadores e negócios. Entretanto, um novo surto cafeeiro e a penetração da ferrovia que atingiu a povoação, fizeram convergir para Adamantina, a produção agrícola da região.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Adamantina, pela lei estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Lucélia. Sede no atual distrito de Adamantina (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Adamantina e Mariápolis, segundo criado pela mesma lei acima citado, instalado em 2 de abril de 1949.
Pela lei estadual nº 2456, de 30 de 12 de 1953, desmembra do município de Adamantina o distrito de Mariápolis, elevado a categoria de município.
Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município de Adamantina é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
A cidade é atualmente administrada pelo doutor João Eduardo Barbosa Pacheco, tendo na Câmara Municipal como presidente, Maria de Lourdes Santos Gil.