O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promove a campanha “26 de junho – Dia Mundial de Combate às Drogas” durante todo o mês, com objetivo de conscientizar a população dos malefícios à saúde e à sociedade que o uso e o tráfico de entorpecentes podem trazer para o indivíduo.
No dia 15 de junho, na sede do Centro de Convivência da Juventude, foi realizado um encontro com a presença dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do Creas com Sergio e Douglas, que relataram seu histórico de envolvimento com as drogas bem como a superação e vitória desta batalha no Creres.
“Um dos maiores desafios da atuação do Creas é relacionado à conscientização sobre os malefícios do uso de entorpecentes, que além de prejudicar a saúde dos usuários, são grandes colaboradores para o crescimento da criminalidade, acidentes e violência”, destaca a orientadora social do órgão Rosana Turibio de Paula.
“Combater o problema não é tarefa fácil, envolve fatores educacionais, psicossociais, econômicos e em alguns casos até espirituais. A participação de quem trabalha com jovens nesses eventos, para discutir, planejar e conscientizar a sociedade sobre o combate às drogas é de extrema importância”, enfatiza a coordenadora do Creas Nayara Fernanda da Silva Luzia.
CREAS – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. A unidade de Adamantina oferta ainda o serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.